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dc.contributor.advisorGonzales Clua, Esteban Walter-
dc.contributor.authorMarques Júnior, Elias Lawrence-
dc.date.accessioned2018-01-17T12:42:34Z-
dc.date.available2018-01-17T12:42:34Z-
dc.date.issued2018-01-17-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5520-
dc.description.abstract"Os sistemas CAVE têm sido usado por soluções de realidade virtual por algum tempo. Estes sistemas mergulham os usuários em um ambiente onde as imagens são projetadas em suas paredes. Normalmente, nesses sistemas a interação ocorre apenas no espaço virtual - não há interação com objetos físicos ou virtuais no espaço físico que compreende a CAVE. Enquanto isso, há uma tendência crescente sobre dispositivos móveis e acessíveis HMD chegarem ao mercado de massa, o que traz oportunidades emocionantes para a investigação em realidade virtual e aplicações de entretenimento. Considerando estas duas questões, neste artigo apresentamos o sistema aCAVE (CAVE aumentada) para aplicações de entretenimento que aborda a primeira questão usando dispositivos HMD. No aCAVE, um usuário usa um HMD transparente que lhe permite interagir com outros usuários, objetos físicos e objetos virtuais enquanto vê os espaços físicos (interior da CAVE) e virtuais (o mundo virtual projetado nas paredes CAVE). Como prova de conceito, discutimos a arquitetura e a implementação de um aplicativo de teste aCAVE, que permite ao usuário navegar sob um mar simulado e interagir com peixes virtuais. Muitos dispositivos foram desenvolvidos para permitir uma melhor imersão dos usuários. Na aCAVE, vemos um exemplo que é possível juntar certos dispositivos, comumente usados em realidade virtual, para proporcionar uma melhor imersão ao usuário. Embora este sistema tenha como objetivo colocar uma pessoa em um ambiente virtual, a conexão é feita de forma passiva, onde a pessoa tem a capacidade de se sentir dentro do ambiente virtual, percorrê-lo e olhar em volta, recebendo todas as informações, mas não interferindo nisso. Para testar as melhorias propostas, implementamos uma aplicação aCAVE integrada com a braçadeira MYO, na qual o usuário participa de uma partida de voleibol."pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rodrigo Vilhena (rodrigovilhena@id.uff.br) on 2018-01-16T16:22:22Z No. of bitstreams: 1 Monografia.pdf: 1124331 bytes, checksum: d05cc1938716e0dd0a28bce877970892 (MD5)en
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dc.language.isoen_USpt_BR
dc.rightsOpen accesspt_BR
dc.titleaCAVE: augmented CAVEs for entertainment applicationspt_BR
dc.typeMonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordRealidade aumentadapt_BR
dc.subject.keywordaCAVEpt_BR
dc.subject.keywordRealidade virtualpt_BR
dc.subject.keywordEntretenimentopt_BR
dc.subject.keywordCaptura de movimentospt_BR
dc.contributor.membersGonzales Clua, Esteban Walter-
dc.contributor.membersValente, Luis Paulo-
dc.contributor.membersPorcino, Thiago-
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorRealidade virtualpt_BR
dc.subject.descriptorInterface de usuário (Sistema de computador)pt_BR
dc.subject.keywordotherAugmented realitypt_BR
dc.subject.keywordotheraCAVEpt_BR
dc.subject.keywordotherVirtual realitypt_BR
dc.subject.keywordotherEntertainmentpt_BR
dc.subject.keywordotherCapture of movementspt_BR
dc.description.abstractotherCAVE systems have been around virtual reality for quite some time. These systems immerse users in a cube-like environment where images are projected into its walls. Usually, in these systems interaction occurs only in the virtual space -- there is no interaction with virtual or physical objects in the physical space that comprises the CAVE. Meanwhile, there is a growing trend about mobile and accessible HMD devices arriving at the mass market, which brings exciting opportunities for research in virtual reality and entertainment applications. Considering these two issues, in this paper we present the aCAVE system (augmented CAVE) for entertainment applications that addresses the first issue by using HMD devices. In aCAVE, a user wears a see-through HMD that enables him/her to interact with other users, physical objects, and virtual objects while seeing the physical (CAVE interior) and virtual spaces (the virtual world projected in the CAVE walls). As a proof of concept we discuss the architecture and implementation of a testbed aCAVE application, which enables the user to navigate under a simulated sea and interact with virtual fishes. Many devices have been developed to allow a better user immersion. In aCAVE, we see an example that is possible to join certain devices, commonly used in virtual reality, to provide a better immersion to the user. Although this system has the goal to place a person in a virtual environment, the connection is made in a passive way, where the person has the ability to feel inside a virtual environment, walk through it and look around it, receiving all the information but not interfering in it. In order to test the proposed improvements we implemented an aCAVE application integrated with the MYO Armband, where the user participates of a volleyball match.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.degree.date2017-07-27-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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