Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5521
Title: Uso de plataformas online de publicação independente por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento
Authors: Viana, José Antonio
Issue Date: 2017
Publisher: UniRio
Citation: VIANA, J.A.R. Uso de plataformas online de publicação independente por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Rio de Janeiro: UniRio , 2017. 104p. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Abstract: A pesquisa tem por objeto de estudo da produção científica de professores doutores de universidades brasileiras disponível em plataformas online de publicação independente. Considera que a publicação independente consiste na publicação de qualquer livro ou recurso multimídia pelo autor da obra, sem a intervenção de um terceiro estabelecido como editor. Verifica as plataformas brasileiras de publicação online, identifica os professores doutores que publicaram livros científicos nos últimos 10 anos nessas plataformas e analisa características dessa produção. Adota como estratégia metodológica um recorte, utilizando como universo empírico os professores doutores brasileiros cadastrados em cinco plataformas de publicação brasileiras. Mapeia as plataformas (nacionais e estrangeiras), os autores, os livros produzidos e as características editoriais das obras. Encontra no universo das plataformas nacionais, 43 professores doutores de universidades brasileiras com publicações nessas plataformas. Emprega o survey para operacionalizar a pesquisa de campo e utiliza como instrumento de coleta de dados adotado o questionário. Atesta que os autores acadêmicos de todas as áreas estão publicando em plataformas online. Demonstra que amaioria dos autores (75%) ficou muito satisfeito com a publicação de seu trabalho nas plataformas online. Infere que, de modo geral, os pesquisadores estão satisfeitos com o processo em si.  Conclui que a publicação independente nas plataformas é vista como vantajosa pelos pesquisados. Aponta como desvantagens o marketing deficiente e a comercialização.
metadata.dc.description.abstractother: The aim of the research is to study the scientific production of the brazilian university doctorate professors available on independent publishing platforms. The independent publication consists of the publication of any book or multimedia resource by the author without the intervention of a third party established as an editor. The specific objectives are: identify the Brazilian publishing platforms, identify the professors who have published scientific books in the last 10 years in these platforms and to verify the characteristics of this production. As a methodological strategy, a sample was adopted, using as empirical universe the Brazilian doctorate teachers enrolled in five Brazilian publishing platforms. To meet the proposed objectives, the research mapped the platforms (national and foreign), the authors, the books produced and the editorial features of the works. In the universe of national platforms, 43 professors from Brazilian universities were found. In relation of methodology, the technique used is the survey and the instrument of data collection adopted is the questionnaire. As a conclusion it is stated that academic authors from all areas are publishing on online platforms. The research demonstrated that most authors (75%) were very pleased with the publication of their work on the online platforms. And they are generally satisfied with the process itself. In the academic environment where publishing speed is paramount for the advancement of science, independent publishing on the platforms brings the resolution of this problem because it was pointed out as the greatest advantage by the respondents. Disadvantages were limited promotion and market.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5521
Appears in Collections:SDC - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uso de plataformas online de publicação independente por pesquisadores.pdf35.58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons