Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5556
Title: Análise das bibliotecas escolares do colégio pedro ii em relação ao conceito de bibliotecas verdes e sustentáveis
Authors: Fagundes, Márcia dos Olmos
metadata.dc.contributor.advisor: Pontes, André Teixeira
metadata.dc.contributor.members: Vieira Neto, Julio
Pereira, Fernando Neves
Issue Date: 24-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A presente pesquisa aborda a educação ambiental nas bibliotecas escolares do Colégio Pedro II, objetivando verificar as funções de bibliotecas verdes e sustentáveis. A partir dessa consideração, o trabalho foi desenvolvido com base na análise das bibliotecas escolares, estudo do movimento bibliotecas verdes e sustentáveis e pesquisa sobre conceito, orientações e práticas verdes aplicadas em bibliotecas. Metodologicamente, utilizaram-se bibliografia documentos institucionais, leis, recomendações e normas, para juntos auxiliar na construção de argumentos sobre as questões da pesquisa em pauta. A ferramenta utilizada para levantamento de opiniões e diagnóstico de familiaridade com o assunto por parte dos servidores das bibliotecas escolares do Colégio Pedro II e diretores dos Campi foi um questionário eletrônico, estruturado a partir de exemplos encontrados na literatura estudada na pesquisa. As respostas advindas do questionário deram indicações de que, até o momento em que a pesquisa foi feita, o movimento bibliotecas verdes e sustentáveis não fora adotado pelo Colégio, embora tivesse sido percebido e compreendido como valoroso e viável quanto à aplicação nas bibliotecas escolares. A partir da análise de diretrizes que norteiam o conceito de bibliotecas verdes, este trabalho auxilia as bibliotecas escolares do Colégio Pedro II para condução a um perfil mais verde e sustentável.
metadata.dc.description.abstractother: This search aims to reach environmental education in Colégio Pedro II’s school libraries, in order to know about green and sustainable libraries range of tasks. Concerning that point, the work was developed on the grounds of the school libraries analysis, green and sustainable libraries movement study, and searching on concept, orientations and green practices applied in libraries. The methodological searching approach applied reviews, institutional documents, laws, recommendations and rules, to, all together, help to build up arguments on the issues of the searching aims assigned. The on line survey tool was a questionnaire designed after literature examples to be answered by the Colégio Pedro II libraries’ staff team and principals of each Campi where libraries are established. Later answers gave issues that, as far as the search had been on course, the green library movement hadn’t been adopted, although perceived and understood as a valuable and viable engagement in the Colégio’s school libraries. As from de operational guidelines analysis, which direct the green libraries concept, this work gives auxiliary means for Colégio Pedro II’s school libraries about taking steps to a greener and sustainable profile.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5556
Appears in Collections:MSG - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Marcia dos Olmos Fagundes.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.