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Title: Educação linguística como representação de inserção social: o caso da cidade de São Gonçalo - RJ
Authors: Agualuza, Luana de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva
metadata.dc.contributor.members: Diez, Xoán Carlos Lagares
Villar, Marília Santanna
Issue Date: 22-Jan-2018
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo analisar as representações associadas ao aprendizado de línguas estrangeiras e à inserção social, entre estudantes de cursos privados de idiomas da cidade de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Este município é considerado o segundo mais populoso do estado, apresentando um baixo indicador no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Este nível é calculado a partir dos critérios de saúde e longevidade da população, de seu acesso à educação, bem como de sua renda. Contudo, a partir dos anos 2000, sua região central vivenciou um crescimento exponencial no número de cursos privados de línguas estrangeiras. O quadro teórico deste estudo está baseado nos conceitos de mercado linguístico (Bourdieu, 1998, 1989), de modelo gravitacional (Calvet, 2002), de política linguística (Calvet, 2007; Cooper, 1997; Grin, 2002) e de representação linguística (Calvet, 2002; Pereira, 2012; Petitjean, 2009). A abordagem predominante nessa pesquisa é a qualitativa. Os resultados demonstram, no contexto analisado, a relação direta entre a promessa de desenvolvimento econômico da região e a proliferação de cursos de línguas. Por outro lado, a demanda real de formação linguística denota a ausência de políticas linguísticas educacionais para o ensino de línguas estrangeiras no município. Observamos que as representações linguísticas dos estudantes e as escolhas das línguas estudadas reforçam o status da língua inglesa, de acordo com o modelo gravitacional
metadata.dc.description.abstractother: The aim of this research is to analyse the representations associated with foreign language learning and social insertion among students of private foreign language courses in the city of São Gonçalo, in the state of Rio de Janeiro. This town is considered the second most populated of the state and presents a low Human Development Index (HDI) for cities. This index is calculated by criteria regarding a given population such as health and longevity, as well as its income and access to education. Nevertheless, since 2000, the central side of the city has experienced an exponential growth in the number of private foreign language courses. The theoretical framework of this study is based on the concepts of linguistic marketplace (Bourdieu, 1998, 1989), gravitational model (Calvet, 2002b), language policy (Calvet, 2007; Cooper, 1997; Grin, 2002) and linguistic representation (Calvet, 2002a; Pereira, 2012; Petitjean, 2009), by means mainly of a qualitative research approach. The results show a close relationship between the promise of economic development and the proliferation of language courses in the region and context analysed. On the other hand, the real demand for linguistic education denotes the absence of educational linguistic policies for the teaching of foreign languages in the city. We can observe that the linguistic representations of students, as well as the choice of studied languages, reinforce the status of the English language, according to the gravitational model
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5562
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