ROCK E CINEMA NO BRASIL DOS ANOS 80
Cinema brasileiro
Juventude
Indústria cultural
Cinema brasileiro
Rock
Juventude
Indústria cultural
Brazilian cinema
Rock’n’roll
Teenpictures
Vellutini, Daniel Braga | Posted on:
22 jan. 2018
Abstract
Este trabalho tem como objetivo entender as relações entre as indústrias cinematográfica e fonográfica brasileiras no contexto dos anos 80. Estes dois mercados se encontram principalmente através da produção voltada para o público juvenil e dos grupos do chamado BRock. Neste sentido, buscou-se fazer um traçado da consolidação do mercado do disco no Brasil, tendo em vista o papel da televisão e do rádio; da trajetória da canção popular no cinema brasileiro; a formação da juventude enquanto mercado consumidor e sua representação no cinema. Com isso pôde-se perceber que rádio, cinema e televisão tiveram desde o início de suas atividades a presença marcante da música como meio de integração e que nos anos 80, com maior estruturação dos mercados culturais, essas relações se fortalecem gerando estratégias integradas de divulgação das produções, calcadas no BRock e na juventude. Tal integração se demonstra, apesar de intensa e lucrativa, ter curta duração - o que não a impediu de deixar uma forte marca na cultura de massa do Brasil
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
RockCinema brasileiro
Juventude
Indústria cultural
Cinema brasileiro
Rock
Juventude
Indústria cultural
Brazilian cinema
Rock’n’roll
Teenpictures