Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5585
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMendonça, Paulo Knauss de-
dc.contributor.authorCunha, Bruno Ornelas da-
dc.contributor.authorCosta, Carina Martins-
dc.date.accessioned2018-01-23T13:26:47Z-
dc.date.available2018-01-23T13:26:47Z-
dc.date.issued2018-01-23-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5585-
dc.descriptionHistória local-
dc.descriptionMemória-
dc.descriptionJogo educativo-
dc.descriptionFotografias-
dc.descriptionEstudante-
dc.descriptionEnsino de história-
dc.descriptionAprendizagem-
dc.descriptionNiterói (RJ)-
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo demonstrar a possibilidade da utilização da história local como meio de facilitar a compreensão do conteúdo escolar de História. Foi escolhido como objeto de estudo para exemplificar a proposta abordada a cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Através da realização de um jogo que pode ser desenvolvido ao longo do ano letivo e que reúne a pesquisa de conteúdo sobre a história local, passando por uma comparação de fotografias sobre a cidade e um debate sobre as mesmas, culminando num jogo de cartas sobre a história local. Dessa forma, este trabalho procurou desenvolver nos estudantes o protagonismo, já que foram eles os grandes construtores das etapas do jogo, estabelecer o contato dos mesmos com a história do local que os cerca e incentivá-los a desenvolver o senso crítico através da observação do meio em que vivem. Foram utilizadas fontes bibliográficas que abordam e debates sobre assuntos como Memória, história local e a utilização de jogos no meio e no processo educativo. O jogo desenvolvido serve, então, como possibilidade de interligar o estudante com a história da cidade em que mora, colocando-o como observador e crítico de assuntos que abordam relacionados a mesma. Como protagonistas do processo eles tem a possibilidade de perceber as mudanças ocorridas, as permanências, as tensões políticas, econômicas e sociais envolvidas dentro da lógica histórica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by LARISSA VIANA (larissaviana@id.uff.br) on 2017-11-06T17:24:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Jogo Urbano historia local no ensino de história.pdf: 4134898 bytes, checksum: a86ce9446278c4d7b272c7914670132e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jussara Moore (jussaramoore@id.uff.br) on 2018-01-23T13:26:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Jogo Urbano historia local no ensino de história.pdf: 4134898 bytes, checksum: a86ce9446278c4d7b272c7914670132e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-23T13:26:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Jogo Urbano historia local no ensino de história.pdf: 4134898 bytes, checksum: a86ce9446278c4d7b272c7914670132e (MD5)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleJogo urbano: história local no Ensino de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Históriapt_BR
dc.subject.keywordHistória localpt_BR
dc.subject.keywordMemóriapt_BR
dc.subject.keywordEspaço educativopt_BR
dc.subject.keywordFotografiaspt_BR
dc.subject.keywordProtagonismo estudantilpt_BR
dc.subject.keywordJogo educativopt_BR
dc.contributor.membersFerreira, Marieta Moraes-
dc.contributor.membersCosta, Carina Martins-
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.subject.keywordotherLocal historypt_BR
dc.subject.keywordothermemorypt_BR
dc.subject.keywordothereducational spacept_BR
dc.subject.keywordotherphotospt_BR
dc.subject.keywordotherStudent protagonismpt_BR
dc.subject.keywordotherEducational gamept_BR
dc.description.abstractotherThis dissertation aims to demonstrate the possibility of using local history as a means to facilitate the understanding of the school content of History. It was chosen as an object of study to exemplify the proposal addressed to the city of Niterói, in the state of Rio de Janeiro. Through a game that can be developed throughout the school year and that brings together content research on local history, a comparison of photographs about the city and a debate about them, culminating in a card game about the city. Local history. In this way, this work tried to develop in the students the protagonism, since they were the great constructors of the stages of the game, to establish their contact with the history of the place that surrounds them and to encourage them to develop the critical sense through the observation of the In which they live. Bibliographic sources have been used that address and debate on subjects such as Memory, local history and the use of games in the middle and in the educational process. The game developed serves as a possibility to connect the student with the history of the city where he lives, placing him as an observer and critic of issues that deal with it. As protagonists of the process they have the possibility to perceive the changes that have occurred, the permanences, the political, economic and social tensions involved within the historical logic.pt_BR
dc.identifier.vinculationProfessorpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Históriapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.date2016-
dc.degree.localUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:PEH - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jogo Urbano historia local no ensino de história.pdf4.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons