A INFÂNCIA NO TUBO DIGITAL: FELICIDADE VIA CONSUMO?
Sociedade de consumo
Mídia e cotidiano
Mídias digitais
Ética publicitária
Infância
Sociedade de consumo
Mídia e cotidiano
Mídias digitais
Ética publicitária
Childhood
Consumer society
Media and everyday life
Digital media
Ethics in advertising
Ferreira, André Luis do Nascimento | Posted on:
2017
Abstract
Este trabalho discute a associação da ideia de felicidade à promoção do consumo pelos
youtubers mirins – crianças que produzem conteúdo audiovisual dirigido a outras crianças
através da plataforma de vídeos YouTube. Utilizando a análise do discurso e análise de
conteúdo como ferramentas metodológicas, busca-se compreender se e de que forma ocorre
esta associação. No percurso da pesquisa, busca-se também compreender que elementos
caracterizam a presença de abordagem de promoção do consumo, que elementos configuram
a presença da felicidade como argumento e que elementos estabelecem elos entre estes dois
campos. Esta discussão é realizada com o apoio de revisão bibliográfica que contempla
estudos sobre desenvolvimento infantil, caracterização da infância na sociedade, sociedade de
consumo, felicidade e consumo, publicidade infantil, marketing infantil, mídia e infância,
infância e Internet, e também sobre o papel do YouTube no contexto midiático
contemporâneo. A amostra foi composta apenas de vídeos que possuíam algum tipo de
indução implícita ou ostensiva ao consumo. Foram analisados ao todo nove vídeos, sendo que
todos figuram entre os mais assistidos dentro dos três canais mais populares de youtubers
mirins brasileiros. Ao final da pesquisa, foi constatado a presença de elementos discursivos
que associam a felicidade ao consumo em todos os vídeos analisados, com presença de ruído
em apenas um destes vídeos.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
InfânciaSociedade de consumo
Mídia e cotidiano
Mídias digitais
Ética publicitária
Infância
Sociedade de consumo
Mídia e cotidiano
Mídias digitais
Ética publicitária
Childhood
Consumer society
Media and everyday life
Digital media
Ethics in advertising