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Title: O papel da universidade na construção do habitus da cultura escrita acadêmica entre estudantes trabalhadoras
Authors: Fonseca, Thalyta Santiago
metadata.dc.contributor.advisor: Bayma, Andréa Cristina Pavão
metadata.dc.contributor.members: Prado, Renata Lopes Costa
Oliveira, Marcos Marques de
Issue Date: 26-Jan-2018
Abstract: O objetivo geral desta pesquisa é compreender o papel da universidade na construção do habitus de leitura e escrita na formação acadêmica de estudantes universitárias trabalhadoras, em um curso de Pedagogia de uma unidade de interior da Universidade Federal Fluminense, ao longo de dois anos letivos (quatro semestres), em uma perspectiva longitudinal. Como objetivos específicos, primeiramente buscou-se conhecer os lugares onde estas universitárias estudam, suas rotinas e estratégias de estudos; conhecer o tipo de relação que têm com o estudo ao entrar na universidade; conhecer as motivações que as levaram a fazer o curso de Pedagogia; conhecer as prioridades de uso do tempo livre; conhecer os efeitos da universidade em sua relação com o estudo; produzir imagens dos lugares de estudos; relacionar o empenho e o avanço na academia à condição de trabalhadores dessas alunas. Esta monografia trata de uma pesquisa etnográfica sobre as práticas de estudo na formação de um grupo de universitárias trabalhadoras, que cursam Pedagogia em um campus de interior da Universidade Federal Fluminense. A realidade de universitárias trabalhadoras é muito presente nessa comunidade acadêmica e, para tanto, torna-se muito relevante ao conhecer sob quais condições se dá o processo de formação destas futuras professoras. Conclui-se que a universidade tem um impacto importante em suas vidas e nas prioridades de usos de seu tempo.
metadata.dc.description.abstractother: The general objective of this research is to understand the role of the university in the construction of the habitus of reading and writing in the academic formation of female university students, in a course of Pedagogy of an interior unit of the Fluminense Federal University, during two academic years (four Semesters) from a longitudinal perspective. Firstly knowing the places where these university students study, their routines and strategies of studies; To know the type of relation that these students have with the study when entering the university; To know the motivations that led them to take the course of Pedagogy; Know the priorities of free time use; To know the effects of the university in its relation with the study; Producing images of places of study; Relate the commitment and advancement in the academy to the condition of workers of these students. This article deals with an ethnographic research on the practices of study in the formation of a group of female university students, who study in Pedagogy an interior campus of the Federal Fluminense University. The reality of working university students is very present in this academic community and, for that, it becomes very relevant to know under what conditions the process of formation of these future teachers takes place. It is concluded that, the university has a major impact on their lives and the priorities of their time uses.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5641
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