Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5645
Title: Reflexões sobre a poesia na escola a partir de uma experiência PIBID
Authors: Liotério, Thaiane da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Maria Onete Lopes
metadata.dc.contributor.members: Requião, Luciana Pires de Sá
Bergo, Renata Silva
Issue Date: 26-Jan-2018
Abstract: O texto aborda o resultado de uma pesquisa realizada no Projeto Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), iniciativa que trabalha com poesia em turmas de terceiro ano do ensino fundamental e tem como principal objetivo contribuir para que a escola desperte nas crianças o prazer pela leitura, assim como a descoberta acerca da importância da aprendizagem e as razões de ir à escola. Desde o inicio do projeto foi se revelando o alcance desse objetivo, ou seja as turmas atendidas iam demonstrando interesse em participar do projeto e revelando melhor desempenho. Através das avaliações, foi ficando evidente que a poesia muda a visão que as crianças fazem da escola, que elas se interessam mais pela literatura e que se interessam pela ideia de escrever poemas. Para minha formação acadêmica a experiência com o PIBID foi também muito importante e fundamental para a ampliação de minha compreensão acerca da necessidade da literatura e da poesia para tornar a escola mais eficaz.Nesse caso especifico, examino e relato a minha participação ao longo de três anos no projeto. No período, juntamente com os outros membros do grupo do qual fazia parte, trabalhei com textos poéticos, com experiências e situações de natureza poética, tais como vídeos, saraus, fotografia, cordel.As atividades eram planejadas em reuniões e eram fundamentadas nas leituras e discussões que faziam parte do projeto. A realização das atividades na escola aconteciam no horário das aulas e fora de sala de aula, com o intuito de motivar as crianças pela diferenciação de sua rotina escolar, visto que o princípio quer norteia o projeto é o de que a poesia pode contribuir para mudar o processo de ensino aprendizagem.A cada final de ano letivo, a nossa hipótese se confirmava.
metadata.dc.description.abstractother: This text addresses the result of a research carried out about the initiate teaching Project (PIBID), a project that works with poetry in the third year classes of elementary school which has as main objective to contribute to the school to awaken up in the children the pleasure provided by reading, as well as the discovery and sense of learning in the school. In this specific case, I did examine my participation in the Project over three years. During this period, together with the other members of the group in which I was part of, I worked with poetics texts and experiences of situations as a poetic nature, such as videos, saraus, photography and string. The ativities were planned during meetings, and were based on the readings and discussions that were part of the project. The activities of the school took place at school time and outside the classroom, in order to motivate children to differentiate their school routine. Since the principle that guides the project is that poetry can contribute to change the process of teaching learning. At each end of the school year our hypothesis was confirmed. That is, the classes served improved, and through the evaluations, it became clear that poetry changes children's view of school, that they are more interested in literature and that they are interested in the idea of writing poems. For my academic training, the experience with PIBID was also very important, since it is fundamental for the expansion of my understanding about the need of literature and poetry to make the school of satisfactory.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5645
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Thaiane FINAL.pdf540.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.