Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5653
Title: Brincar e aprender: Qual o lugar da brincadeira no ensino fundamental?
Authors: Marques, Elisângela Conceição Carvalho de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Bergo, Renata Silva
metadata.dc.contributor.members: Freitas, Adriano Vargas
Requião, Luciana Pires de Sá
Issue Date: 26-Jan-2018
Abstract: Este trabalho teve como objetivo discutir sobre as potencialidades pedagógicas dos jogos e brincadeiras e investigar a presença dessas atividades em turmas do ensino fundamental. Para isso, fiz uma pesquisa de caráter bibliográfico e de campo em uma classe de 2° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Angra dos Reis, tendo como foco principal a observação da prática docente, e também dos alunos, da sala de aula e do espaço físico da escola como um todo. As teorias de Piaget (1978) e Vygotsky (1998) sobre o desenvolvimento infantil e contexto sociocultural fundamentaram o trabalho. Apesar desses teóricos afirmarem que o lúdico é um recurso de suma importância no desenvolvimento das capacidades das crianças seja ela cognitiva, social e criativa, constatou-se que a escola pesquisada, à proporção que avançam as séries escolares, as atividades lúdicas diminuem ou simplesmente desaparecem.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5653
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Brincar e Aprender - Elisângela Marques formatar .pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.