Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5655
Title: Entendendo a arte na educação infantil: Uma reflexão sobre minha formação como pedagoga
Authors: Vieira, Ana Paula Furtado
metadata.dc.contributor.advisor: Requião, Luciana Pires de Sá
metadata.dc.contributor.members: Ferreira, Maria Onete Lopes
Bergo, Renata Silva
Issue Date: 26-Jan-2018
Abstract: Neste trabalho tive como objetivo fazer uma auto avaliação da minha formação como pedagoga, a partir de reflexões sobre o ensino das artes visuais na educação infantil. Busco responder questões como: será que nós, pedagogos, estamos desenvolvendo com nossos alunos atividades sem “atrapalhar” suas criações e suas apreciações? Será que damos chance suficiente para o aluno explorar as diversas sensações sonoras, táteis e visuais? O que diz a legislação? Em que modelo de arte e de educação se baseia? Para isso me amparo em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, e em particular no trabalho de Duarte Júnior, além das leituras realizadas nas disciplinas relacionadas a esses temas, realizadas no curso de pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis. Apresento também o resultado de uma observação não participativa em uma creche no município de Angra dos Reis. Concluo observando questões relativas ao curso de pedagogia onde são escassas disciplinas voltadas à arte. Ressalto a importância que a arte tem e a forma como muitas vezes ela é vista na escola, apenas como uma forma de lazer na vida da criança. Acredito que quando aplicada de forma adequada, a arte, muito mais do que um lazer, pode proporcionar grandes mudanças na forma de ensinar e de aprender.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5655
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ANA PAULA.pdf229.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.