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Title: Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis
Authors: Barros, Maria Joyce Irene Martins de
metadata.dc.contributor.advisor: Marton, Silmara Lídia
metadata.dc.contributor.members: Requião, Luciana Pires de Sá
Issue Date: 26-Jan-2018
Abstract: Nesse texto monográfico propomos discutir a importância da arte e sua relação com a filosofia para o desenvolvimento infantil. Nessa direção, são valorizadas as produções infantis no ambiente escolar como processo fundamental de sua formação e para o conhecimento da criatividade da criança como um ser pensante, sensível e artístico. Compreendemos que discutir essa questão pode incentivar o educador das séries iniciais a olhar, em particular, os desenhos e rabiscos produzidos por crianças como expressão criativa que aguça os sentidos. Procuramos advertir para um comprometimento dos educadores em prol de uma infância potencializada que dê subsídios às crianças a fim de que possam romper com os paradigmas de uma sociedade congelada pelo uso de modelos hegemônicos. Nessa direção, destacamos as contribuições da Arte Contemporânea na medida em que provoca a experiência estética heterogênea e afirmativa da singularidade de cada um. Pretendemos provocar esse pensar e sentir possibilitado pela arte que potencializa a infância, em articulação com o filosofar. Desse modo, apresentamos desenhos produzidos pelas crianças no percurso de um projeto de “Filosofia com Crianças” e uma escola da rede municipal de Angra dos Reis, assim como outros desenhos criados por crianças da Escola Municipal Dom Pedro I e obras de alguns artistas, procurando nos interrogar e pensar o que estão a nos dizer.
metadata.dc.description.abstractother: In this monographic text we propose to discuss the importance of art and its relation to philosophy for child development. In this direction, children's productions are valued in the school environment as a fundamental process of their formation and for the knowledge of the child's creativity as a thinking, sensitive and artistic being. We understand that discussing this issue may encourage the early school educator to look in particular at the drawings and scribbles produced by children as a creative expression that sharpens the senses. We seek to warn of a commitment of the educators in favor of a potentialized childhood that gives subsidies to the children so that they can break with the paradigms of a society frozen by the use of hegemonic models. In this direction, we highlight the contributions of Contemporary Art in that it provokes the heterogeneous and affirmative aesthetic experience of each one's singularity. We intend to provoke this thinking and feeling made possible by art that strengthens childhood, in articulation with philosophizing. In this way, we present drawings produced by children in the course of a "Philosophy with Children" project and a school in the municipal network of Angra dos Reis, as well as other drawings created by children of the Dom Pedro I Municipal School and works by some artists, looking for question us and think what they are telling us.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5656
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

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