Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5657
Title: O lúdico como ferramenta pedagógica de ensino da matemática na educação infantil
Authors: Santa'Anna, Daiane Alves Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor: Freitas, Adriano Vargas
metadata.dc.contributor.members: Craveiro, Clarissa Bastos
Dias, Reinaldo Amirato
Issue Date: 26-Jan-2018
Abstract: Esta pesquisa monográfica é resultado de observações e participações em uma rede de ensino na Educação Infantil, onde tive questionamentos sobre como o brincar contribui para a aprendizagem escolar. Quais são as atividades lúdicas desenvolvidas na turma analisada que envolvem conhecimentos matemáticos e contribuem para a formação dos estudantes? Como são desenvolvidas as atividades lúdicas envolvendo conhecimentos matemáticos no processo ensino aprendizagem no CEIM Denise Mendes Lopes de Souza? Dentre os resultados, destacamos a verificação dos jogos de dominó, circuitos, pega varetas, jogos com números, dentre outros. Através das bases teóricas que foram selecionadas para esta pesquisa, analisei que o lúdico é um dos métodos para se ensinar a matemática, porém, precisa ser mais explorado e utilizado pelos professores, pois pode ser uma fonte de construção de conhecimento, trazendo para o aluno bem estar, desenvolvimento, dinamismo, regras, autonomia e o prazer de estudar brincando. A partir desta pesquisa vi o quanto o lúdico tem a sua falta no cotidiano das crianças que impossibilita, muitas vezes, seu desenvolvimento e melhoria em relação à aprendizagem. Destaco que as escolas poderiam investir mais em cursos de capacitação com jogos lúdicos, brinquedoteca, faz de conta, psicomotricidade para que se tornem ambientes propícios ao Ensino e Aprendizagem da Matemática.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5657
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC IV_versão 4 1.pdf605.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.