Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5658
Title: A música na creche CEMEI Vilton Eurico: Reflexões de uma estudante de pedagogia
Authors: Bernardo, Maria Cleusa Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Requião, Luciana Pires de Sá
metadata.dc.contributor.members: Freitas, Adriano Vargas
Machado, Rodrigo Corrêa Martins
Issue Date: 26-Jan-2018
Abstract: Este trabalho analisa a forma com que a música é introduzida no cotidiano escolar da creche Municipal CEMEI VILTON EURICO, onde exerço a função de auxiliar de recreação. A partir da observação do cotidiano de crianças de 02 a 03 anos e o contato delas com a música e com os instrumentos musicais, busquei refletir sobre de que forma a música vem a contribuir na formação das crianças. A partir de autores pesquisados, identifiquei que a música e os instrumentos lúdicos podem proporcionar atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Porém, através das observações, pude perceber que (1) a maioria dos professores de educação infantil sabe da importância da música na escola, mas (2) diante das dificuldades encontradas, e por não terem um conhecimento mais amplo sobre o assunto e uma formação que direcione essa prática, usam a música como recurso recreativo ou como meio para atingir outros fins. Diante disso, concluo que a música é muito importante no contexto de uma creche, mas que nós, professores pedagogos, podemos desenvolver um trabalho mais focado na questão musical se tivermos uma maior compreensão acerca dos elementos musicais e da música enquanto uma forma de conhecimento importante ao desenvolvimento humano.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5658
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.