Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5659
Title: Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde
Authors: Silva, Ana Paula dos Santos Brum da
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Rodrigo Torquato da
metadata.dc.contributor.members: Benácchio, Rosilda Nascimento
Costa, Claudio Fernandes da
Issue Date: 26-Jan-2018
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo ressaltar as contribuições do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde, através da análise e estudo dos Trabalhos de Conclusão de Curso das alunas da Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares, realizada no IEAR/UFF. Enfatiza-se a importância da formação continuada, não só em relação à profissão docente como também na vida escolar dos estudantes, que a partir do empenho e da atuação diferenciada das professoras, passam a ter acesso a uma educação diferenciada e de qualidade nas escolas. Sendo assim, destacam-se nesta pesquisa os aspectos positivos que professoras alfabetizadoras críticas, na busca por melhoria na qualidade de ensino, podem trazer para a formação dos alunos das classes populares, assim como, a importância que a universidade pública representa não só na formação de professores e alunos, como da sociedade em geral, na formação de cidadãos críticos e reflexivos.
metadata.dc.description.abstractother: The present research aims to highlight the contributions of the Institute of Education of Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense (IEAR / UFF), in the training of literacy teachers in the Costa Verde region, through the analysis and study of the Conclusion Works of the students of the Post-graduate Lato Sensu in Literacy of Students of the Popular Classes, held at IEAR / UFF. Emphasis is given to the importance of continuing education, not only in relation to the teaching profession but also in the students' school life, which, based on the commitment and the differentiated performance of the teachers, have access to a differentiated and quality education in schools. Thus, the research highlights the positive aspects that critical literacy teachers, in their search for improvement in the quality of teaching, can bring to the education of the students of the popular classes, as well as the importance that the public university represents not only in the formation of teachers and students, and of society in general, in the formation of critical and reflective citizens.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5659
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC IV PDF.pdf487.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.