Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5660
Title: PIBID e Poesia: O ensino de leitura e outras práticas a partir do texto poético
Authors: Luiz, Francisca Cecilia Silva Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Maria Onete Lopes
metadata.dc.contributor.members: Machado, Rodrigo Corrêa Martins
TIbau, Anderson Xavier
Issue Date: 26-Jan-2018
Abstract: O presente artigo apresenta uma análise sobre a poesia como uma ferramenta interessante na formação geral das crianças do ensino fundamental. Trata-se de um estudo baseado na experiência como bolsista do PIBID sobre o projeto Poesia na escola. A poesia foi introduzida na escola como instrumento para trabalhar a literatura na formação do leitor. Além de avaliar a contribuição do projeto na formação docente, pretende-se contribuir para a visibilidade do PIBID. Ao longo de dois anos vivi a experiência de estudar sobre a poesia e desenvolver atividades com uso de poesia junto aos alunos do terceiro ano fundamental. Enquanto objeto de pesquisa, os resultados do projeto são analisados com base nas categorias do pensamento materialista dialético, portanto levando em conta categorias como luta de classes e o projeto de escola da burguesia. Mediante a experiência, ficou comprovado que a poesia na escola pode tornar o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso e proveitoso. Dentre as atividades ao longo da experiência na escola municipal na qual desenvolvi o projeto, percebi que a escola não faz sentido para as crianças porque se encontra defasada. Ou, conforme afirma a critica, o utilitarismo da escola transforma o ensino num processo desconectado da realidade das crianças. Por essa razão, a beleza da poesia surte, talvez ainda mais efeitos. Do mesmo modo, para minha formação profissional, a experiência no projeto foi muito importante, pois contribuiu enormemente para que eu saia da universidade melhor preparada para a profissão docente.
metadata.dc.description.abstractother: This article presents an analysis of poetry as an interesting tool in the general education of elementary school children. This is a study based on PIBID scholarship experience on the project Poetry in school. Poetry was introduced into the school as an instrument for working literature in the formation of the reader. In addition to evaluating the project's contribution to teacher training, it is intended to contribute to the visibility of PIBID. Over the course of two years I have lived the experience of studying poetry and developing activities with the use of poetry with the students of the third fundamental year. As object of research, the results of the project are analyzed on the basis of the categories of materialistic dialectical thinking, thus taking into account categories such as class struggle and the school project of the bourgeoisie. Through experience, it has been proven that poetry at school can make the teaching-learning process more enjoyable and profitable. Among the activities during the experience in the municipal school in which I developed the project, I realized that the school does not make sense for the children because it is out of date. Or, as critics claim, school utilitarianism turns teaching into a process disconnected from the reality of children. For this reason, the beauty of poetry fills, perhaps even more effects. Likewise, for my professional training, the experience in the project was very important, as it contributed enormously to my leaving the university better prepared for the teaching profession
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5660
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc pronto corrigido.pdf440.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.