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Title: Correção de inconsistências nos dados de GPS de ônibus do Rio de Janeiro
Authors: Pipas, Natalia Rocha de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Lage, Marcos
metadata.dc.contributor.advisorco: Rocha, Antônio Augusto de Aragão
metadata.dc.contributor.members: Carvalho, Aline Marins Paes
Crissaff, Lhaylla dos Santos
Issue Date: 31-Jan-2018
Abstract: Com os avanços recentes na coleta de dados urbanos, consequência da evolução de diversos tipos de sensores, das tecnologias de comunicação sem fio e da capacidade de armazenamento de dados, surgem oportunidades para o desenvolvimento de aplicativos, sistemas e tecnologias baseados na análise dos dados coletados e capazes de aumentar o entendimento que se tem sobre áreas urbanas. Seguindo essa tendência, a prefeitura do Rio de Janeiro tem disponibilizado dados de GPS de sua frota de ônibus, que contém informações como a localização geográfica e velocidade dos veículos em tempo real. Entretanto, o grande desafio de utilizar esta base de dados é a presença de inconsistências como a ausência do número da linha servida por alguns veículos e a presença de registros de ônibus em posições geográficas absurdas. Por outro lado, muitos destes problemas podem ser corrigidos automaticamente através de modelos matemáticos e estratégias computacionais. Com base no exposto, foi desenvolvido um sistema capaz de, na posse das trajetórias das linhas de ônibus da cidade, corrigir alguns dos problemas mais frequentes da base do GPS dos ônibus do Rio de Janeiro e disponibilizar os dados corrigidos em um formato de fácil acesso aos sistemas externos que desejarem utilizá-los.
metadata.dc.description.abstractother: With the global advance in collecting urban data, a consequence of the evolution of many types of sensors, wireless communication technology and data storage, a number of opportunities to develop apps and systems based on the analysis of the collected urban data have emerged. This advance on the technology has the potential of significantly improving the understanding we have on the urban area. Following this tendency, the Rio de Janeiro government has made available GPS data from its buses, which contains information like the geographic location and the speed of the vehicles in real time. Howe- ver, the biggest challenge in using this data is related to some inconsistencies like the absence of the line number of some buses and the presence of records containing absurd geographic positions. On the other hand, many of these problems can be fixed automati- cally by mathematical models and computational strategies. Based on that, we developed a system capable of, by knowing the trajectory of the city’s buses, fix some of the most frequent problems on the dataset and make the corrected results available in a format that is easy to access to the external systems that wish to use it.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5684
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