Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/572
Title: Gol Linhas Aéreas Inteligentes e seu modelo de gestão no mercado aéreo comercial e turístico brasileiro
Authors: Anjos, Monique Dantas dos
metadata.dc.contributor.advisor: Edra, Fátima Priscila Morela
metadata.dc.contributor.members: Soares, Carlos Alberto Lidizia
Dantas, José Carlos de Souza
Issue Date: 29-Apr-2015
Abstract: O trabalho desenvolve estudo sobre o modelo de gestão da companhia aérea GOL, a qual ingressou e se apresentou ao mercado como companhia de baixo custo/baixa tarifa. O objetivo foi verificar se, após 13 anos de operação, o modelo utilizado pela empresa se manteve ou se sofreu mudança de estratégia no e para o mercado brasileiro. Esse estudo dialoga com alguns campos de estudo como turismo, transportes, e modelos de gestão, em uma tentativa interdisciplinar de conexão entre os tópicos pesquisados para compreensão do tema. Ademais se efetuou pesquisa tarifária por meio de site de compras da internet buscando obter base comparativa entre as principais companhias aéreas que atuam no país, e somente após isso, poder realizar considerações sobre o posicionamento da empresa Gol no cenário em estudo. O período de elaboração do trabalho teve início do ano de 2013, quando o projeto de pesquisa foi iniciado, criando forma ao longo do ano e sendo finalmente compilado em 2014, quando todos os dados foram reunidos e analisados para posterior redação e disposição em modo de apresentação. Os resultados indicam que apesar da companhia Gol operar como uma empresa de baixo custo como muitas outras deste mesmo modelo, a mesma porém, não pode ser considerada também uma empresa de baixa tarifa.
metadata.dc.description.abstractother: The work aims to develop a study about the management of GOL airlines, which joined and presents itself in the market as a low cost/ low fare company. The objective was to verify if after 13 years of operations the company steel use the same model of strategy in the Brazilian market or if its changes. This study speaks with some fields of study such as tourism, transport and models of management, in an attempt to interdisciplinary connection between topics investigated for understanding the topic. Moreover tariff survey was conducted via the internet shopping site seeking to obtain comparative basis between major airlines operating in the country, and only after this, be able to make considerations about the position of GOL in the study setting. The period of preparation work began in 2013 when the research project was started, creating shape throughout the year and finally being compiled in 2014, when all the data were collected and analyzed for further writing and to be together in a layout presentation mode.The results indicate that although Gol operate as a low cost company as many other of the same model, the same however, can not be considered also a low fare company.
URI: http://www.riuff.uff.br//handle/1/572
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
322 - Monique Dantas.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.