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Title: Quebra de Paradigma na Gestão Pública Educacional de Caruaru
Other Titles: Breach of Paradigm in Public Educational Management of Caruaru
Authors: Porto, Ivania
Zaverucha, Jorge
Issue Date: 2011
Publisher: UFPE
Citation: Porto, Maria Ivania; ZAVERUCHA, J.. Quebra de Paradigma na Gestão Pública Educacional de Caruaru. Gestão Pública: Práticas e Desafios, v. 2, p. 38-57, 2011.
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Gestão Pública. Recife, UFPE, 2011
Abstract: O artigo trata da quebra do paradigma da gestão pública educacional, através da parceria com o Instituto Ayrton Senna. Esta parceria possibilitou que o município de Caruaru implantasse um modelo de gestão para sua rede pública de ensino, diferente de toda a trajetória antes utilizada. O modelo de gestão apresentado pelo Instituto traça um plano com: diagnóstico, estratégias, metas, monitoramento e busca por resultados, da mesma maneira que empresas privadas utilizam. Adotei a abordagem qualitativa de pesquisa, realizando entrevistas semiestruturadas com técnicos e gestores do município de Caruaru e do Instituto Ayrton Senna. E para o tratamento dos dados, utilizei a Análise de Conteúdo a partir de Bardin (1977), onde a leitura analítica e interpretativa dos dados coletados foi utilizada. Esta análise possibilitou a compreensão de que o modelo de gestão proposto pelo Instituto Ayrton Senna possibilita a construção de ferramentas que melhoram o controle e o desenvolvimento na qualidade da educação ofertada pelo poder público à sociedade.
metadata.dc.description.abstractother: The article is about breaking the paradigm of public management education through partnership with the Ayrton Senna Institute. This partnership enabled the city of Caruaru to introduce a management model for its public schools, different from the trajectory used before. The management model presented by the Institute organized a plan with diagnosis, strategies, goals monitoring and search for results, just as private enterprises use. I adopted a qualitative approach of research, conducting semi-structured interviews with staff and managers from Caruaru and Ayrton Senna Institute. For data processing I used the content analysis of Bardin (1977), where the analytical and interpretative reading of collected data permits the comprehension of the management model proposed by the Ayrton Senna Institute allows the designing of tools that improve the control and development of quality education offered by the government to the society.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5793
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