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Title: BBLiss: um sistema de streaming ao vivo entre navegadores web
Authors: Caetano, Arthur Pitzer
metadata.dc.contributor.advisor: Saade, Débora Christina Muchaluat
metadata.dc.contributor.members: Rocha, Antônio Augusto de Aragão
Passos, Diego Gimenez
Issue Date: 21-Feb-2018
Abstract: Os constantes avanços nas técnicas de compressão e o aumento na velocidade de acesso à Internet tornaram possı́vel a popularização das aplicações de streaming de áudio e vı́deo. Além de entreter, esse tipo de aplicação permite que usuários compartilhem eventos instantâneos, sendo úteis também como veı́culo jornalı́stico. Porém, existem diversos desafios que dificultam a implementação de sistemas de streaming de multimı́dia, em especial de streaming ao vivo. Entre eles, podemos destacar o problema de escalabilidade, que pode ser resolvido com o uso de CDNs (Content Delivery Networks). Apesar de eficientes, as CDNs têm custo elevado e restringem a operação de sistemas de streaming a grandes empresas. Este trabalho apresenta o BBLiss (Browser-to-Browser Live Interactive Streaming System), um sistema de streaming de vı́deo ao vivo entre navegadores web. Sua principal caracterı́stica é a utilização de uma arquitetura peer-to-peer e de uma estrutura de peers em árvore para oferecer escalabilidade a custos mais baixos. Sua implementação é baseada no WebRTC, um software aberto para prover comunicação em tempo real entre navega- dores web. Resultados de testes mostram que, apesar de certas limitações, foi possı́vel implementar um sistema que permite ao usuário realizar streaming ao vivo a partir de seu navegador web de forma barata e escalável.
metadata.dc.description.abstractother: Constant developments in compression techniques and the increasing Internet ac- cess speed have made streaming systems accessible to a larger audience. These systems can be used beyond mere entertainment. They are also valuable as journalistic tools, since they allow users to share instantaneous events. But there are still many challenges to be overcome in order to implement such systems. Scalability is still one of the biggest concerns. Usually, large scale streaming systems use CDNs [1] (Content Delivery Networks) to provide scalability. This kind of solution is very efficient, however, it has high costs and is affordable only by large companies. This work proposes BBLiss, a Browser-to-Browser Live Interactive Streaming Sys- tem. The main feature of this system is to deliver multimedia streams using a peer-to-peer tree-based architecture, capable of providing scalability at low costs. Its implementation is based on WebRTC, an open software that provides real-time communication between web browsers. Test results show that, even facing some limitations, BBLiss allows the user to live stream from web browsers in a cheap and scalable way.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5813
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