Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5818
Title: Escola da estrada e estrada na escola: ciganos, conflitos e moralidades
Authors: Silva, Liciêr de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Freire, Jussara
metadata.dc.contributor.members: Mouzinho, Glaucia Maria Pontes
Almeida, Gisele Maria Ribeiro de
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso buscou analisar as políticas públicas de educação no que tange à população itinerante. Mais especificadamente, os ciganos. Proponho refletir sobre questões relacionadas à educação direcionada a grupos minoritários e o espaço escolar em uma cidade de médio porte como Campos dos Goytacazes. A partir de um caso particular do possível analiso as diferentes formas de transmissão de conhecimento que ocorrem entre o ensino formal e os ciganos de Ponta Formosa. Dessa forma, busco analisar a forma diferenciada de transmissão de conhecimento desta população assim como os sentidos diferentes que estes conferem aos modos de ensinar a partir da experiência de vida e da oralidade, a palavra. Nesta pesquisa os ciganos de Ponta Formosa se tornaram meus interlocutores por ser o grupo minoritário de Campos que mais se destacou quando buscou acessar o espaço escolar. Neste sentido, ouvi seus pontos de vistas e observei as formas e as gramáticas por eles e pela instituição escolar acionadas para problematizar as políticas públicas de educação. Analiso como esses atores se reapropriaram das políticas publicas de educação de um contexto o qual as representações sobre escola, ensino se intercalam com direitos, inclusão, cidadania e reconhecimento. Evidentemente, que estas características se contrastam com os modos de problematizar a escola e o ensino no Brasil.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5818
Appears in Collections:CGS - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA LUCIER DE SOUSA E SILVA.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.