Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5873
Title: Auxílio multicritério à decisão para hierarquização de fornecedores de uma empresa de comércio eletrônico de artigos de moda íntima
Authors: Coelho, Sergio Thuler
metadata.dc.contributor.advisor: Meza, Edwin Benito Mitacc
Issue Date: 27-Feb-2018
Abstract: Devido à intensa competitividade entre as empresas, tem se tornado cada vez mais necessário que as mesmas estabeleçam relações de parceria com seus fornecedores. Contudo, em vista dos múltiplos critérios de avaliação, número elevado de fornecedores e nossa capacidade limitada de compará-los simultaneamente, faz-se necessário o uso de ferramentas multicritério para que a avaliação dos fornecedores seja mais eficiente. Através de um estudo de caso será apresentada a implantação da ferramenta de auxílio multicritério à decisão denominada de Processo Analítico Hierárquico, o AHP, em uma empresa de e-commerce de artigos de moda íntima, com o intuito de auxiliar a empresa na avaliação de seus fornecedores. O AHP, desenvolvido por Thomas L. Saaty, é uma ferramenta de apoio à decisão utilizada para auxiliar na determinação da importância relativa de um conjunto de dados. Por meio da construção de uma árvore hierárquica dividida em objetivo, critérios, subcritérios e alternativas, foram realizadas comparações paritárias que resultaram em uma hierarquização dos fornecedores da organização. A hierarquia obtida foi de grande valia para as futuras compras da empresa, visto que servirá de apoio para priorização dos fornecedores de acordo com os critérios estabelecidos pela mesma.
metadata.dc.description.abstractother: Given the intense market competition, it has become necessary for enterprises to stablish partnership relations with their suppliers. However, in view of multiple evaluation criteria, large number of suppliers, and our limited ability to compare them simultaneously, it is required the use of multi-criteria tools for the supplier evaluation to be more efficient. A case of study will be presented to portrait the implementation of multi-criteria decision support tool named Analytic Hierarchy Process, the AHP, in an e-commerce of intimate fashion items, in order to assist the company in evaluating its suppliers. The AHP, developed by Thomas L. Saaty, is a decision support tool used to help determine the relative importance of a set of data. By means of building a split hierarchical tree in goal, criteria, sub-criteria and alternatives, pairwise comparisons were accomplished and resulted in the hierarchy of the company’s suppliers. The obtained hierarchy was of great value for the company’s future purchases, and will serve as support for suppliers’ prioritization according to the criteria established by it.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5873
Appears in Collections:RGN - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PFC - Sergio Thuler Coelho.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.