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Title: Análise e melhoria da gestão do On Time Delivery em uma empresa prestadora de serviços do setor de óleo e gás
Authors: Rosa, Guilherme Silva da
metadata.dc.contributor.advisor: Amaral, Mateus Carvalho
metadata.dc.contributor.members: Narcizo, Ramon Baptista
Cardoso, Rodolfo
Chaves, Luiz Antônio
Issue Date: 27-Feb-2018
Abstract: Este projeto de fim de curso avalia, acompanha e visa à melhoria do On Time Delivery (OTD), de uma empresa prestadora de serviços do setor de óleo e gás. No cenário atual, de grande concorrência de mercado, crise econômica e política do Brasil, é necessário, para se manter competitivo e evitar perdas, atender as mais variadas exigências dos clientes. Essa exigência por parte dos clientes tem aumentado e se tornando cada vez mais rígidas, forçando a empresa a uma melhoria constante em vários níveis, sendo um deles é a data de entrega no prazo. Uma grande operadora nacional, principal cliente da empresa, aplica multas quando os prazos de entrega não são cumpridos, desta forma existe menos espaço para atrasos a fim de evitar as multas e manter uma boa imagem da empresa no mercado. Ações de melhorias são baseadas no acompanhamento diário dos serviços em processamento e na utilização de conceitos e ferramentas da engenharia, como o Diagrama de Pareto, ferramenta utilizada para identificação e priorização de problemas. A base da empresa prestadora de serviço onde o projeto foi realizado tem como atividade principal a manutenção de ferramentas e equipamentos submarinos, tais como: ANM, Cabeça de Poço, BAP, Suspensor de Coluna, Capa da Árvore e MCV. O estudo se divide em quatro trimestres, em cada um destes analisa-se o OTD, identifica-se os problemas, e propõe-se ações de melhoria. Como resultados o projeto obteve um saldo positivo do indicador de aproximadamente 9% e a diminuição dos custos referentes aos serviços concluídos em atraso é estimada pela empresa uma economia de 600 mil dólares, devido a diminuição das multas advindas dos serviços concluídos fora do prazo
metadata.dc.description.abstractother: This end of course project evaluates, follow and aims to improve the On Time Delivery (OTD), from an oil and gas services company. In the current scenario of great competition, economic and political crisis in Brazil, it is necessary, to stay competitive and avoid losses, answer the most diversify requirements of customers. This requirement on the part of customers has increased and become increasingly hard, forcing the company to constantly improve on several levels, one of which is the delivery date on time. A major national carrier, the company's main customer, applies fines when deadlines are not met, so there is less space for delays in order to avoid fines and maintain a good image of the company in the market. Improvement actions are based on daily monitoring and use of engineering concepts and tools, such as the Pareto Diagram, a tool used to identify and prioritize problems. The base of the service provider where the project was carried out has as it's main activity the maintenance of submarine tools and equipment, such as: Subsea Xmas Tree, Wellhead, Production Adapter Base, Tubing Hanger, Tree Cap and Vertical Connection Module. The study is divided in four quarters, in each of these the OTD is analyzed, the problems are identified, and improvement actions are proposed. As results the project obtained a positive balance of the indicator, approximately 9%, and the reduction of costs related to services completed in arrears is estimated by the company an economy of 600 thousaund dollars, due to the reduction of fines resulting from services concluded after the deadline
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5875
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