CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DO JOGO EDUCATIVO SOBRE REGISTRO DE ENFERMAGEM (JERE): ESTUDO METODOLÓGICO
Processos de Enfermagem
Tecnologia Educacional
Registros de Enfermagem
Tecnologia Educacional
Estudantes de Enfermagem
Registros de Enfermagem
Nursing
Nursing Processes
Educational Technology
Nursing Records
Andrade, Cláudia Oliveira de | Posted on:
2017
Abstract
Introdução: o registro é um instrumento de documentação do cuidado de enfermagem. No entanto, estudos têm comprovado que uma das maiores dificuldades na utilização do mesmo na prática cotidiana é a falta de conhecimento do uso do processo de enfermagem com sistemas de linguagens padronizadas. Torna-se necessário a construção de ferramentas de ensino-aprendizagem que facilitem a formação e a educação permanente de enfermeiros para a realização de um registro de enfermagem de qualidade. Jogos educativos exercitam a habilidade mental e a imaginação, portanto, podem oferecer uma oportunidade de desmistificação das dificuldades do uso do registro no dia a dia de enfermeiros. Este estudo teve como objetivo geral construir um jogo educativo direcionado ao ensino-aprendizagem de registro de enfermagem sob a ótica do processo de enfermagem com sistemas de linguagens padronizadas. E, como específicos, descrever as etapas da construção do jogo educativo sobre registro de enfermagem, e; avaliar o jogo educativo quanto aos objetivos, organização, estilo da escrita, a aparência e a motivação. Método: estudo metodológico realizado em duas fases: desenvolvimento e avaliação do jogo. A elaboração do jogo teve a colaboração de duas designers e quatro pesquisadores/docentes do Grupo de Estudos em Sistematização da Assistência de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Na segunda fase, foi realizada uma avaliação por enfermeiros e acadêmicos através de um questionário validado para uso no Brasil. Foram selecionados 14 juízes. Os dados foram organizados e analisados com auxílio do SPSS 20.0 e foi realizada análise descritiva. Resultados: foi desenvolvido um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre registro de enfermagem, contendo dois dados, 20 cartas histórico de enfermagem, 20 cartas diagnóstico de enfermagem, 20 cartas intervenções de enfermagem e 20 cartas resultados de enfermagem. A identidade visual do jogo foi estabelecida através das iniciais J, E, R e E, que explicitam Jogo Educativo Registro de Enfermagem. Os avaliadores foram predominantemente do sexo feminino (71,4%), com média de idade de 26,4 anos, atuam em instituições públicas (57,1%), Destes (85,7%) possuem experiência prévia com sistematização da assistência de enfermagem e participam de grupos de pesquisa na área (71,4%). Dos 14 avaliadores, 50% consideraram o objetivo do jogo totalmente adequado, 57,1% afirmaram que o jogo ajuda durante o trabalho/ atividades cotidianas, porém 42,9% apontaram que o JERE está parcialmente adequado para ser utilizado pelo público-alvo. Conclusão: o JERE é relevante, pois poderão mediar práticas educativas em grupo, no intuito de tornar mais estimulantes o ensino-aprendizagem de diagnósticos, intervenções e resultados com sistemas de linguagens padronizadas, proporcionando a troca de saberes de acadêmicos de enfermagem e enfermeiros. Portanto, trará subsídios para inovação no ensino-aprendizagem do registro de enfermagem
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
ANDRADE, Cláudia Oliveira de. Construção e avaliação do Jogo Educativo sobre Registro de Enfermagem (JERE): estudo metodológico. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2017Subject(s)
EnfermagemProcessos de Enfermagem
Tecnologia Educacional
Registros de Enfermagem
Tecnologia Educacional
Estudantes de Enfermagem
Registros de Enfermagem
Nursing
Nursing Processes
Educational Technology
Nursing Records