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Title: A educação permanente como instrumento para gestão da informação na atenção básica em saúde
Authors: Oliveira, Dorquelina Augusta Maria Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor: Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
metadata.dc.contributor.members: Dias, Maria Angela Moreira
Andrade, Marilda
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Oliveira, Dorquelina Augusta Maia Rodrigues de. A educação permanente como instrumento para gestão da informação na atenção básica em saúde. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2017
Abstract: Trata-se de dissertação do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense, que tem por objetivos: descrever o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica no que se refere à produção e utilização dos registros em saúde; discutir a importância da gestão da informação em saúde e sua relevância para a qualidade dos registros de enfermagem; propor um planejamento estratégico pautado nos princípios da educação permanente que possa ser implementado pelos profissionais da Atenção Básica, no que se refere aos registros em saúde, contribuindo para a gestão da informação. Método: estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo, que teve como cenário três Centros Municipais, unidades de saúde consideradas tipo B, onde convivem equipes de saúde da família com outros profissionais. Os sujeitos foram auxiliares, técnicos e enfermeiros em atividade nestas unidades. O referencial teórico está baseado no conceito de uma prática reflexiva defendido por Donald Schön, que enfatiza a instrução e a aprendizagem através do fazer. Doze profissionais em atividade nas unidades cenário da pesquisa foram entrevistados. Os dados foram analisados a partir das dimensões analíticas e dos atributos para gestão da qualidade da informação propostos por José Osvaldo de Sordi. Três categorias emergiram, as quais foram analiticamente denominadas de: A prática do registro no “fazer” da enfermagem; A qualidade do registro no pensar da enfermagem; e Os registros de enfermagem no contexto da gestão da informação em saúde. Tais categorias permitiram concluir que se faz necessário investir em estratégias de educação permanente, visando promover o desenvolvimento de uma responsabilidade intelectual e consequentemente o aprimoramento da prática de registrar em enfermagem
metadata.dc.description.abstractother: It is a Professional Master's dissertation in Health Education of the Fluminense Federal University that aims: to describe the work process of primary care professionals regarding the production and use of health records; discuss the importance of health information management and its relevance to the quality of nursing records; propose a strategic planning guided by the permanent education that can be implemented by Primary Care professionals regarding health records, contributing to information management. Method: exploratory-descriptive and qualitative study, of field research type, performed on three Municipal Centers, type B health units, where family health teams coexist with other professionals. The research subjects were auxiliaries, technicians and nurses who work in these units. The theoretical framework is based on the concept of a reflexive practice advocated by Donald Schön, who emphasizes instruction and learning through to do. Twelve professionals working in the research scenario were interviewed. The data were analyzed from the analytical dimensions and attributes for information quality management proposed by José Osvaldo de Sordi. Three categories emerged, which were analyzed analytically as: The practice of registration in the "to do" of nursing; The quality of the record in the to think nursing; and Nursing records in the context of health information management. These categories allowed to conclude that it is necessary to invest in strategies of permanent education, aiming to promote the development of an intellectual responsibility and consequently the improvement of the practice of registering in nursing
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5921
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