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Title: Consulta de enfermagem em puericultura como tecnologia na preceptoria: estudo com abordagem sociopoética
Authors: Augusto, Verônica de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Tavares, Cláudia Mara de Melo
metadata.dc.contributor.advisorco: Aguiar, Rosane Cordeiro Burla de
metadata.dc.contributor.members: Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa
Ferreira, Helen Campos
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Augusto, Verônica de Oliveira. Consulta de enfermagem em puericultura como tecnologia na preceptoria: estudo com abordagem sociopoética. 2016. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2016
Abstract: No contexto atual, o Ministério da Saúde organizou uma grande estratégia, a fim de qualificar as Redes de Atenção Materno-Infantil em todo o País com o objetivo de reduzir as taxas de morbimortalidade. Dessa forma, a puericultura efetiva-se como ação fundamental, na atenção básica de saúde pelo acompanhamento periódico e sistemático das crianças para avaliação de seu crescimento e desenvolvimento. A puericultura é uma assistência de saúde aonde o profissional realiza um acompanhamento da criança saudável em uma fase da vida onde o ser humano se encontra mais vulnerável. Ao pensar na formação do enfermeiro para cuidar de crianças seja em hospitais, em unidades básicas de saúde, escolas ou creches, tal temática é imprescindível e atual, tendo em vista que os modelos de consulta de enfermagem delimitam espaços físicos, materiais específicos e condições de segurança à clientela. O enfermeiro-preceptor possui fundamental importância no processo de formação do aluno, tendo que possuir um perfil diferenciado do meio acadêmico com uma posição aonde o mesmo insere e socializa novos profissionais no campo pratico de trabalho. Demonstrando compromisso com o processo de ensino e de aprendizado do desenvolvimento prático, onde o estudo nos contempla com uma temática inovadora e relevante, tendo em vista a dificuldade do pesquisador utilizar todos os descritores relacionado ao tema conjugados, foi necessário realizar uma pesquisa de maneira fragmentada, onde houve conjugação de 2 a 3 descritores, mesmo assim foram encontrados poucos artigos que englobando a temática. O estudo tem como objetivo evidenciar a Consulta de Enfermagem em Puericultura como tecnologia na preceptoria. Foi desenvolvido um estudo qualitativo, descritivo, com abordagem sociopoética. Realizou-se oficinas que aconteceram em um espaço de atividade educativa, existente no Ambulatório Escola, tivemos a participação de 5 enfermeiros, 2 que atuam no cenário ambulatorial e 3 da ESF, a princípio seriam nove mas 4 não puderam participar devido férias, licença médica e compromisso particular. Os que participaram realizam e/ou realizaram consultas de enfermagem em puericultura em cenários distintos, 5 unidades ESF (Estratégia Saúde da Família) e um Ambulatório Escola (AMBE) da região serrana do estado do Rio de Janeiro. Questão norteadora que foi abordada em uma das oficinas, utilizando o método "Lugares Geomiticos", uma das técnicas da sociopoética: “Se a Consulta de Enfermagem em Puericultura fosse (exemplo) um poço como seria esse poço?” e assim sucessivamente com os outros lugares escolhidos pelas participantes. O estudo conforme exigência obteve a liberação do comitê de ética, sob nº parecer 1.326.808, CAAE: 49067415.5.00005245. Diante das falas do grupo pesquisador foi procedida análise categorial temática, na qual as falas foram sendo agrupadas por similaridade, assim as categorias emergiram para posterior análise. São essas as seguintes categorias: 1- Valorização profissional, através do reconhecimento da Consulta de Puericultura realizada pelo Enfermeiro na preceptoria; 2-Interferência do cenário de atuação, na realização da CEP na preceptoria; 3-Cultura do modelo biomédico presente na comunidade, interferindo na adesão. Obtivemos como conclusão questões que divergem na pratica dos enfermeiros-preceptores, onde o cenário se torna significativo para um bom desempenho dos discentes diante a CEP, fez-se necessário compreender e descrever essa atividade, buscando tê-la como tecnologia educacional, onde os confetos foram intensificados, evidenciando fatores que interferem na realização e reconhecimento da CEP trazidos pelo GP e assim dando visibilidade a identidade profissional
metadata.dc.description.abstractother: In the current context, the Ministry of Health organized a great strategy in order to qualify the Maternal and Child Care Networks throughout the country in order to reduce morbidity and mortality rates. Thus, the effective up childcare as a key action in basic health care for the regular and systematic monitoring of children to assess their growth and development. The child care is a health care where the professional performs a monitoring of healthy child in a stage of life where the human being is more vulnerable. When thinking about the education of nurses to care for children or in hospitals, basic health units, schools or day care centers, this theme is essential and current, considering that the nursing consultation models delimiting physical spaces, specific materials and conditions security to customers. The nurse-teacher is of fundamental importance in the student's education process, having to have a different profile from academia to a position where it enters and socializes new professionals in the practical field work. Demonstrating commitment to the process of teaching and learning practical development, where the study contemplates us with an innovative and relevant thematic, with a view to researcher difficulty using all related descriptors to connecting theme, it was necessary to perform a piecemeal search where there was conjunction 2-3 descriptors still found a few articles covering the thematic. The study aims to show the Nursing Consultation on Child Care and technology in preceptorship. a qualitative, descriptive study, with poetics approach was developed. Held workshops that took place in a educational activity space, existing at the Clinic School, had the participation of five nurses, two working in the outpatient setting and 3 of the ESF, the principle would be nine but 4 could not attend due to vacation, sick leave and private commitment. Those who participated perform and / or carried out nursing consultations in child care in different scenarios, 5 units FHS (Family Health Strategy) and Ambulatory School (AMBE) in the mountainous region of the state of Rio de Janeiro. guiding question that was addressed in one of the workshops, using the method "Places Geomiticos", one of the techniques of poetics: "If the Nursing Consultation on Child Care were (example) a well as it would be this well" and so on with the other places chosen by the participants. The study as exigency obtained the release of the committee of ethics under nºparecer 1,326,808, CAAE: 49067415.5.00005245.Diante the speeches of the research group was preceded analysis categorical thematic, in which the lines were being grouped by similarity, so the categories emerged for further analysis. These are the following categories: 1. Professional Valuation, by recognizing the Child Care consultation conducted by the Nurse in the preceptorship; 2-Interference performance scenario, the achievement of the CEP in precptoria; 3- Culture of the biomedical model present in the community, affecting the membership. We obtained as issues conclusion that diverge in practice of nurses, tutors, where the scenery becomes significant for a good performance of students on the zip code, became necessary to understand and describe this activity, seeking to have it as an educational technology, where confects They were intensified, highlighting factors that interfere with the achievement and recognition of the CEP brought by GP and thus giving visibility to professional identity
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5939
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