PERCEPÇÃO DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DO HOMEM: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Saúde do homem
Educação em saúde
Fenomenologia
Saúde do homem
Educação em saúde
Phenomenology
Men’s health
Health education
Deus, Vilza Aparecida Handan de | Posted on:
2017
Abstract
Posto que o enfermeiro, em sua prática profissional, contribui de forma significativa na promoção e prevenção dos agravos a saúde do homem, como as doenças crônicas não transmissíveis, cabendo à universidade fornecer competências e habilidades aos graduandos de enfermagem, como preveem as Diretrizes Curriculares Nacionais. O objetivo deste estudo é compreender a percepção do estudante de graduação em enfermagem acerca da saúde do homem, em sua formação pedagógica, a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau- Ponty; descrever a percepção do estudante de graduação em enfermagem acerca da saúde do homem em sua formação pedagógica, a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty; desenvolver um projeto de extensão universitária no âmbito da saúde do homem contribuindo para a formação acadêmica e científica do graduando de enfermagem. Trata-se de um estudo fenomenológico, descritivo, com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, e tratados pelo método de Georgio. Os sujeitos da pesquisa foram os graduandos de enfermagem do 10º período da Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ). Após a apreensão dos significados e interpretação do “mundo - da - vida” dos graduandos de enfermagem desvelou que a saúde do homem é negligenciada em relação às demais disciplinas como saúde da mulher e da criança. Denotando como resultados deste estudo que é urgente e imediata a intervenção neste cenário visando à formação do enfermeiro e viabilizando o acesso do graduando de enfermagem em relação à saúde do homem em seus diversos ciclos da vida. Assim sendo, proponho o desenvolvimento de um Programa de Extensão Acadêmica "Atuação do graduando de enfermagem no acolhimento à saúde do homem'' com atividades mediadas por ações pedagógicas como conferências, seminários palestras, cursos de caráter teórico e/ou teórico-prático, proporcionará maior valorização do conhecimento técnico-científico do graduando de enfermagem
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
DEUS, Vilza Aparecida Handan de. Percepção do graduando de enfermagem na saúde do homem: um estudo fenomenológico em formação pedagógica. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.Subject(s)
FenomenologiaSaúde do homem
Educação em saúde
Fenomenologia
Saúde do homem
Educação em saúde
Phenomenology
Men’s health
Health education