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Title: Educação permanente em um programa municipal de hipertensão e diabetes: estudo sociopoético
Other Titles: Permanent education in a municipal program of hypertension and diabetes: Sociopoetic study
Authors: Marcondes, Fernanda Laxe
metadata.dc.contributor.advisor: Tavares, Claudia Mara de Melo
metadata.dc.contributor.members: Tavares, Claudia Mara de Melo
Amaral, Augusto
Mourão, Ana Lúcia
Araújo, Silvia Teresa Carvalho de
Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Marcondes, Fernanda Laxe. Educação permanente em um programa municipal de hipertensão e diabetes: estudo sociopoético. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2015.
Abstract: Presenciamos, na atualidade, frequentes avanços nos campos científicos e tecnológicos, mudanças dos modelos assistenciais e também das necessidades em saúde. Por isso, faz-se necessária atenção constante à qualificação profissional como garantia da assistência de qualidade ao usuário. O enfermeiro é ator fundamental nesse processo. Sendo assim, como objetivo para esta pesquisa, teremos: Analisar a política de Educação Permanente (EP) no âmbito do Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa na perspectiva sociopoética. O cenário do estudo foi constituído por 5 policlínicas regionais e 5 unidades básicas da rede de saúde do município de Niterói. Os sujeitos foram os enfermeiros integrantes da coordenação do Programa e a equipe de enfermagem referida ao mesmo. A produção de dados se deu por meio do dispositivo grupo-pesquisador e utilizou-se a análise de conteúdo temático categorial para analisar os dados produzidos. Foram definidas as seguintes categorias: processos educativos individuais; desvelando sentidos atribuídos à EP; e EP como direito do profissional de saúde. Conclui-se que o desempenho profissional é influenciado por um ambiente de trabalho que valoriza as discussões sobre as problemáticas existentes nele. A EP é uma ferramenta necessária para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), mas há dificuldades na sua implementação prática, como: articulação entre gestão, profissionais da saúde, desarticulação da rede de serviços de saúde, falta de adesão destes profissionais, entre outras.
metadata.dc.description.abstractother: We witness today frequently advances at the scientific and technological fields, changes in the assistance models and also in the health needs. For that reason, it is necessary constant attention to professional qualification as guarantee of the quality of service for the user. The nurse is a fundamental actor in this process. Therefore, as objective for this research, we have: analyze the Permanent Education Policy (EP) in scope of Arterial Hypertension and Diabetes Mellitus Program of Niterói Municipal Health Foundation. It is a study of qualitative approach in sociopoetic perspective. The study scenery consisted of 5 regional polyclinics and 5 basic units of health network of the city of Niterói. The subjects were the nurses members of program coordination and nursing team referred to it. The data production was made by a group-researcher device and was used the categorical thematic content analysis to analyze the produced data. Were defined the following categories: Individual educational processes; unveiling assigned senses to Permanent Education and Permanent Education as a right of health professionals. It concludes that the professional performance is influenced by a work environment that values the discussions about the existing problems. The Permanent Education is a necessary tool to consolidation the Unified Health System, but there are difficulties in its paractical implementation, as: articulation between management, health professionals, dismantling of the health services network, lack of adherence of these professionals, among others.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5947
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