Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5961
Title: Óptica geométrica: a construção de conceitos através da experimentação
Authors: Santos, José Silva dos
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Douglas Santos Rodrigues
metadata.dc.contributor.members: Tort, Alexandre Carlos
Huguenin, José Augusto Oliveira
Lara, Vitor de Oliveira Moraes
Issue Date: 2017
Abstract: Este trabalho tem por finalidade despertar no aluno a predisposição para aprender de forma significativa, em conformidade com a Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel. Para isso, propomos como estratégia de ensino, o uso de atividades experimentais que devem ser realizadas antes da apresentação dos conteúdos aos alunos. Dessa forma, acreditamos que as atividades experimentais possam atuar como agente motivador, despertando a curiosidade do aluno através da observação direta do fenômeno, e como suporte (ancoragem) para a aprendizagem significativa dos conceitos relativos ao conteúdo que será aprendido. A sequência didática utilizada neste trabalho foi desenvolvida para a aprendizagem dos principais conceitos e teorias relacionados aos fenômenos da reflexão e da refração da luz, presentes na óptica geométrica e aplicados no desenvolvimento de diversos dispositivos usados no cotidiano das pessoas. Com essa finalidade, foi montado um kit de materiais de baixo custo, acompanhado dos roteiros de montagem e aplicação, que permite a realização dos experimentos propostos, diretamente em sala de aula, sem a necessidade de um ambiente exclusivo. Desse modo, acreditamos que, despertando a curiosidade do aluno para as aulas de física, por meio da experimentação, é possível criar as condições necessárias para que ele aprenda de forma mais prazerosa e significativa.
metadata.dc.description.abstractother: This work aims to awaken in the student the predisposition to learn in a meaningful way, in accordance with The Theoryof Meaningful Learning, from David P. Ausubel. For this, we propose as teaching strategy, the use of experimental activities that must be carried out before the presentation of the contents to the students. Thus, we believe that the experimental activities can act as a motivating agent, arousing the student's curiosity through direct observation of the phenomenon, and as support for meaningful learning of concepts related to the content to be learned. The didactic sequence used in this work was developed for the learning of the main concepts and theories related to the phenomena of reflection and light refraction, present in the geometric optics and applied in the development of various devices used in people's daily lives. For this purpose,was builta kit of low cost materials, together with the constructionand application scripts, which allows the realization of the experiments proposed, directly in the classroom, without the need of an exclusive environment. In this way, we believe that by arousing curiosity of the studentsto physics classes, through experimentation, it is possible to create the conditions necessary for them to learn in a most pleasurable and meaningful way.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5961
Appears in Collections:MNPEF - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSS-DISSERTACAO-FINAL.pdfDissertação - José Silva dos Santos3.98 MBAdobe PDFView/Open
JSS-PRODUTO-FINAL.pdfProduto Final - José Silva dos Santos1.27 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons