Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Isa-
dc.contributor.authorVasconcelos, Vanessa Mariano de-
dc.date.accessioned2018-03-21T19:50:26Z-
dc.date.available2018-03-21T19:50:26Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5973-
dc.description.abstractOs documentos oficiais orientadores da educação e do ensino, LDB, PCN+ e BNCC, trazem recomendações para que o Ensino Médio tenha um caráter formativo, participativo e inclusivo, a partir de medidas que dependem da escola e dos professores. O uso do processo de Alfabetização Científica (AC) neste trabalho visa proporcionar uma aprendizagem de forma mais significativa e que trabalhe de modo a ajudar no desenvolvimento cognitivo dos alunos, pondo em prática o recomendado pelos documentos citados acima. O modelo de atividade proposto leva em consideração o tempo disponível nas escolas, sugerindo uma aula dinâmica e meios de avaliação que ajudem o professor a verificar de forma individual a aprendizagem do conceito de força, através das Leis de Newton, a fim de buscar resultados de um Ensino de Física diferente dos de um modelo tradicional. É apresentada uma proposta de ensino do conteúdo citado sob a perspectiva da AC.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Coordenação de Graduação Física (ggf@vm.uff.br) on 2017-10-24T17:38:25Z No. of bitstreams: 1 Vanessa de Vasconcelos.pdf: 559286 bytes, checksum: 8ae55ca6c4ddb04d8c89dba712e1d8a8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca do Instituto de Física (bif@ndc.uff.br) on 2018-03-21T19:50:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Vanessa de Vasconcelos.pdf: 559286 bytes, checksum: 8ae55ca6c4ddb04d8c89dba712e1d8a8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-21T19:50:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vanessa de Vasconcelos.pdf: 559286 bytes, checksum: 8ae55ca6c4ddb04d8c89dba712e1d8a8 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen accesspt_BR
dc.titleProposta didática para Promoção da Alfabetização Científica no Ensino Médio: o conceito de forçapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordAlfabetização científicapt_BR
dc.subject.keywordForçapt_BR
dc.contributor.membersCosta, Isa-
dc.contributor.membersCosta, Eden Vieira-
dc.contributor.membersBruno, Ruth-
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal Fluminense. Instituto de Física. Departamento de Física. Niterói, RJ.pt_BR
dc.subject.descriptorEnsino de físicapt_BR
dc.subject.descriptorEnsino médiopt_BR
dc.subject.descriptorAlfabetização científicapt_BR
dc.subject.descriptorForçapt_BR
dc.subject.keywordotherMedium levelpt_BR
dc.subject.keywordotherPhysics teachingpt_BR
dc.subject.keywordotherScientific literacypt_BR
dc.subject.keywordotherForcept_BR
dc.description.abstractotherThe official documents guiding brazilian education and teaching, such as LDB, PCN+ and BNCC, bring recommendations so that teaching in Medium Level has a formative, participative and inclusive character through initiatives that depend on school and teachers. The use of Scientific Literacy (SL) in this monograph text aims for offering learning in a more significative way, working to help students in their cognitive development, practicing what is mentioned in the above cited documents. The proposed activity model takes into consideration the available time in schools, suggesting a dynamic class and evaluation means to help the teacher verify in an individual way the learning of force concept, through Newton’s Laws, to search results of a Physics teaching different from those obtained with a traditional teaching model. It is presented a teaching proposal of the cited subjects under a SL perspectivept_BR
dc.identifier.vinculationAluno de graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.date2017-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoCurso de Físicapt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa de Vasconcelos.pdf546.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.