UMA INTRODUÇÃO SOBRE ANALOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E ALGUMAS APLICAÇÕES NO CONTEÚDO DE ELETROMAGNETISMO
Ensino de ciências
Ensino de eletromagnestismo
Modelos de analogias
Ensino da ciência
Ensino de física
Eletromagnetismo
Modelo de analogia
Analogies
Science teaching
Electromagnetism teaching
Analogie models
Silveira, Fernanda Alvarim | Posted on:
2015
Abstract
Neste trabalho, exploramos o tema analogias, como elas são definidas e classificadas, sua utilização no processo de ensino-aprendizagem, suas potencialidades e dificuldades. Além disso, apresentamos alguns modelos que têm como objetivo nortearem os professores de forma a cometerem menos equívocos na sua prática docente com o uso desta ferramenta didática. Como fundamentação teórica, discutimos brevemente sobre a importância do professor reflexivo, a aprendizagem significativa e o processo de argumentação no ensino-aprendizagem. Por fim, como uma forma de aplicação do que foi estudado durante o desenvolvimento deste trabalho, analisamos três exemplos de analogias frequentemente exploradas em sala de aula ou em livros didáticos no conteúdo de eletromagnetismo, nos quais foi utilizado particularmente o modelo guia FAR para tratar o desenvolvimento das analogias no ensino
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
AnalogiaEnsino de ciências
Ensino de eletromagnestismo
Modelos de analogias
Ensino da ciência
Ensino de física
Eletromagnetismo
Modelo de analogia
Analogies
Science teaching
Electromagnetism teaching
Analogie models