Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5979
Title: Ensino por investigação a partir do enfoque CTS em uma controvérsia simulada: o celular pode fazer mal a saúde?
Authors: Chagas, Jorge Felipe Campos
metadata.dc.contributor.advisor: Penha, Sidnei Percia da
metadata.dc.contributor.members: Penha, Sidnei Percia da
Costa, Isa
Costa, Eden Vieira
Abstract: Utilizando-se como principal elemento motivador o crescente uso da telefonia celular em nossa sociedade e, sobretudo entre os nossos estudantes, elaboramos uma sequencia de ensino que aborda alguns fenômenos ondulatórios relacionados principalmente a produção e transmissão das ondas eletromagnéticas e propõe uma reflexão sobre os possíveis riscos que os celulares e suas antenas de transmissão podem provocar à nossa saúde. Esta sequência didática encontra-se referenciada nos pressupostos de uma abordagem CTS e do movimento da Alfabetização Cientifica que buscam formar cidadãos capazes de refletir, avaliar, criticar e tomar decisões relacionadas a inserção de novas tecnologias na nossa sociedade. Todo o material desenvolvido para os estudantes foi elaborado sob os pressupostos teóricos do Ensino por Investigação. Deste modo, priorizou-se a utilização de uma abordagem dialógica para estruturação das atividades teóricas e práticas, além de simulações computacionais, leitura de textos e projeção de vídeos. O elemento motivador central desta proposta é a realização da encenação de uma controvérsia real ocorrida no Colégio de Aplicação da UFRJ sobre a instalação de uma antena de telefonia móvel e os possíveis efeitos nocivos que esse tipo de radiação poderia provocar à saúde dos estudantes. Nesta atividade os estudantes divididos em grupo atuam como atores sociais com interesses pré-estabelecidos em duas atividades de debates simulados sobre a possibilidade de instalação de uma antena nas dependências do colégio. Além do texto destinado aos estudantes elaboramos também um capítulo contendo orientação para os professores com sugestões e estratégias para utilização desse material em sala de aula.
metadata.dc.description.abstractother: Using as main motivating factor the increasing use of mobile phones in our society, and especially among our students, we developed a teaching sequence that covers some wave phenomena primarily related to production and transmission of electromagnetic waves and propose a reflection on the possible risks that cellphones and its transmission antennas can cause to our health. This teaching sequence is based in the assumptions of a STS approach and Scientific Literacy movement seeking to form citizens able to reflect, evaluate, criticize and take decisions related to introduction of new technologies in our society. All the material developed for students was prepared under the theoretical assumptions of the teaching science as inquiry. Thus, prioritized the use of a dialogical approach to structuring the theoretical and practical activities besides computer simulations, reading texts and videos. The central motivating element of this work is the realization of a simulated controversy occurred in the Colégio de Aplicação da UFRJ about the installation of a mobile phone antenna and the possible harmful effects that this type of radiation could cause to the health of students. In this activity the students divided into groups act as social actors with pre-established interests in two simulated debates activities on the possibility of mantening an antenna on the school premises. In addition to the text for students we also prepared a chapter containing guidance for teachers with suggestions and strategies for use of this material in the classroom.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5979
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jorge Chagas.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.