Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5987
Title: Proposição de expansão do modelo de negócio de uma empresa do ramo de turbomáquinas utilizando a metodologia de roteiros tecnológicos
Authors: Duarte, Thamyris Magna de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Narcizo, Ramon Baptista
metadata.dc.contributor.members: Tamella, Iara
Navarro, Leonardo Luiz Lima
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este projeto consiste em propor a expansão do modelo de negócio de uma empresa do ramo de turbomáquinas que atende, atualmente, única e exclusivamente, o setor de petróleo e gás através de apenas um contrato com um único cliente. Tendo em vista a crise do petróleo no Brasil e o modelo de negócio inflexível que a empresa possui, a expansão do modelo de negócio da mesma é um recurso de extrema importância neste cenário. A principal ferramenta utilizada no processo de expansão do modelo de negócio da organização foi o roadmap. Este foi construído utilizando a metodologia de roteiros tecnológicos a qual utilizou os resultados de uma matriz SWOT para definir os principais direcionadores de mercado da empresa. Os resultados da aplicação do roadmap foram utilizados na metodologia de adaptações de modelos de negócios de Cavalcante (2014). Os principais resultados que a metodologia adotada apresentou foram como previa o objetivo: possibilidade de maior participação do mercado de óleo e gás, atendimento a outros setores de mercado e oferta de uma gama maior de produtos e serviços aumentando assim a fonte de lucro da empresa e diminuindo sua dependência do setor de óleo e gás e principalmente do seu atual único cliente.
metadata.dc.description.abstractother: This project has as it is proposal the expansion of the business model of a turbomachinery branch company that currently serves, exclusively, the oil and gas sector, through a single contract with a unique customer. Having in view the oil crisis in Brazil and the inflexible business model that the company has, the expansion of the business model itself is an extremely important feature in this scenario. The main tool used in the process of expansion of the organization's business model was the roadmap. It was builded using the methodology of roadmpping technology, which used the results obtained from a SWOT matrix to define the main market drivers of the company. The results of the implementation of the roadmap were used in the methodology of business model adaptations developed by Cavalcante (2014). The main results ainmed by the adopted methodology were: the possibility of increase the company’s participation in the oil and gas market, to offer the service to other market sectors and to offer a wider range of products and services, thereby increasing Turbo-BC’s sources of revenues and reducing it’s dependence on oil and gas sector and especially from it’s current single client.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5987
Appears in Collections:RGN - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PFC II_Thamayris_Duarte atualizado rev01.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.