Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6009
Title: Planejamento estratégico na fábrica de água mineral serra alta de minas
Authors: Sotto-Maior, Rafael Rezende
metadata.dc.contributor.advisor: Narcizo, Ramon Baptista
metadata.dc.contributor.members: Tammela, Iara
Silva, Guido Vaz
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Através de um estudo de caso, este trabalho apresenta a execução de um planejamento estratégico na empresa de água mineral Serra Alta de Minas, localizada em Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais. Pelo fato do mercado em que se encontra ser competitivo, a organização possuir pouco mais de um ano de operação e não haver realizado estudos estratégicos preliminares, este projeto teve por finalidade empregar as ferramentas e os conceitos conhecidos de um planejamento estratégico para entender a situação atual da empresa, analisar os ambientes organizacionais e diagnosticar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças – através da análise SWOT – acerca da Serra Alta de Minas. Assim, para a execução deste trabalho, foi feita uma revisão bibliográfica sobre as etapas tradicionais de um planejamento estratégico e sobre as ferramentas pertinentes do processo. Também foram feitas visitas à fábrica para observar e vivenciar de perto o cotidiano da empresa. Por fim, foram definidas as estratégias adequadas a serem focadas, e elaborado um plano de ações, com propostas de melhorias para as fraquezas detectadas na organização.
metadata.dc.description.abstractother: Through a case study, this project presents the execution of a strategic planning in the Serra Alta de Minas mineral water company, localized in Juiz de Fora, Minas Gerais. Because the market in which it is inserted is competitive, the organization has just over a year of operation and not have done preliminary strategic studies, this project was intended to use the tools and known concepts of strategic planning to understand the current situation of the company, analyze the organizational environments and diagnose the strengths, weaknesses, opportunities and threats – through SWOT analysis – about the Serra Alta de Minas. Therefore, for the execution of this work, it was made a literature review on the traditional stages of a strategic planning and on the relevant process tools. They were also made visits to the factory to observe and closely experience the daily life of the company. Finally, the appropriate strategies to be focused were defined, and an action plan was prepared with proposals for the improvements to the weaknesses discovered in the organization.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6009
Appears in Collections:RGN - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Rafael Sotto-Maior - Com ficha catalográfica.pdf2.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.