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Title: O brincar na creche: os espaços escolares necessários
Authors: Corguinha, Natalia Gomes da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Pacheco, Margarida dos Santos
Issue Date: 2017
Abstract: O presente estudo tem como principal objetivo analisar a importância do ato de brincar na creche do município de Itaocara. A fim de coletar informações com os profissionais da creche sobre a importância do ato de brincar e observar as brincadeiras planejadas para as crianças optei pelo tipo de pesquisa qualitativa utilizando na metodologia, técnicas de observação e aplicação de questionário. Os principais teóricos que utilizei no embasamento do trabalho são: Gilles Brougere, Kishimoto, Vygotski, Barros, além da legislação vigente sobre a educação infantil, e consulta a outros autores que foram destacados no decorrer do trabalho. A brincadeira é definida como uma atividade livre, que ajuda as crianças de várias formas, desenvolvendo, assim, sua capacidade de resolver problemas, demonstrar sua personalidade, gostos, trabalho em equipe, dentre tantos outros fatores que podem ser trabalhados no contexto de uma brincadeira. O fato de diversos profissionais da área da educação não darem a real importância em relação ao ato de brincar, justifica a relevância do presente estudo. Conclui-se que o jogo e a brincadeira são elementos essenciais ao desenvolvimento da criança, no aspecto cognitivo, afetivo e social. E que o espaço da sala de aula e o espaço externo devem ser adequados a mobilidade das crianças e ao desenvolvimento do trabalho pedagógico
metadata.dc.description.abstractother: The present study it has as main objective to analyze the importance of the act to play in the day-care center of the city of Itaocara. In order to collect information with the professionals of the day-care center on the importance of the act to play and to observe the tricks planned for the children, it was used the qualitative research with the use of the comment techniques and application of questionnaire. The main theoreticians who used in the basement of the work are: Gilles Brougere, Kishimoto, Vygotski, Barros, beyond the current law on the infantile education and consult other authors who detached when elapsing of the work. The trick is defined as a free activity, that helps the children of some forms, developing, thus, its capacity to decide problems, to demonstrate its personality, gostos, work in team, amongst as much other factors that can be worked in the context of a trick. The fact of diverse professionals of the area of the education not to give the real importance in relation to the act to play, justifies the relevance of the present study. One concludes that the game and the trick are essential elements to the development of the child, in the cognitivo aspect, affective and social. E that the space of the classroom and the external space must be adjusted mobility of the children and to the development of the pedagogical work
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6032
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