PROGRAMA VIVENCIAL EM GESTÃO DE PROJETOS
Gestão de Projetos
Aprendizagem Vivencial
Jogos de Empresas
Competência
Gestão de projeto
Jogo de empresas
Competencies
Project management
Experiential learning
Business games
Carreiro, Eduardo de Lima Pinto | Posted on:
2016
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de um Programa Vivencial em Gestão de Projetos (PVGP) dinamizado pela técnica de aprendizagem vivencial conhecida como jogo de empresas. Os fundamentos teóricos que norteiam a pesquisa foram as teorias de gestão de projetos, formação de competências, jogos de empresas e aprendizagem vivencial que subsidiaram a identificação das características e atividades centrais na área, a revisão de estudos sobre formação de competências, a análise das impressões dos profissionais sobre o simulador Project Management Simulation (PMS-SIM), a elaboração do programa vivencial e a análise da implementação do PVGP em cursos de graduação e especialização em Administração. O método constitui de duas etapas. A primeira buscou analisar a opinião de 21 profissionais de gestão de projetos em uma atividade vivencial. Para isso, fez-se um levantamento de opinião com um questionário e utilizou-se a comparação das diferenças de opiniões entre os perfis profissionais (nível hierárquico) e realizou-se inferências por meio da análise univariada t de student com a finalidade de verificar as médias das respostas. A segunda etapa caracteriza-se pelo delineamento descritivo da implementação do PVGP. Para compreender as opiniões dos envolvidos, usou-se a observação participante e comparou-as com os fatores indicados na literatura. Os resultados são apresentados em dois artigos de natureza científica e tecnológica. O primeiro (capítulo 2) tem o objetivo de analisar a opinião de profissionais quanto às potencialidades de um jogo de empresas dinamizado por um simulador organizacional para a gestão de projetos na formação de competências. Constatou-se, de forma geral, que os participantes indicaram que a atividade dinamizada pelo jogo de empresas promove contribuições na formação de competências em projetos. No segundo artigo (capítulo 3), analisa-se a implementação de um PVGP para a formação prática em cursos de graduação e especialização em Administração. Os resultados da análise das opiniões dos participantes indicaram a contribuição do programa vivencial para a prática do gerenciamento de projetos, trazendo benefícios para a área de educação gerencial com a proposta de um recurso tecnológico, o simulador organizacional PMS-SIM e o próprio PVGP, sendo este, uma alternativa aos modelos convencionais de educação, permitindo a prática dos conceitos e o desenvolvimento de habilidades. O estudo apresentou respostas coerentes no que se refere tanto a relevância de métodos ativos na formação da área de gestão de projetos e na integração entre a teoria e prática, possibilitando uma experiência próxima a realidade.
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
CompetênciasGestão de Projetos
Aprendizagem Vivencial
Jogos de Empresas
Competência
Gestão de projeto
Jogo de empresas
Competencies
Project management
Experiential learning
Business games
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