Metadata
Show full item record
EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Ensino de ciência
Prática pedagógica
Ensino de química
Ensino da ciência
Prática pedagógica
Chemistry teaching
Science teaching
Pedagogic practice
Gama, Felipe Diniz de Araujo | Posted on:
2016
Abstract
O trabalho apresentado consiste em duas etapas fundamentadas nos conceitos de contextualização e experimentação, respectivamente. Na primeira, com objetivo de analisar se e como a contextualização dos artigos incluídos nessa seção vem sendo aplicada, examinou-se artigos publicados na seção “Experimentação no ensino de química” da Revista Química Nova na Escola entre 2008 e 2015. A análise dos artigos apurou: se apresentava alguma indicação de contextualização; qual a concepção de contextualização que estava sendo empregada; e se, durante esse período, houve oscilações na frequência e na concepção de contextualização proposta nos experimentos. Os resultados apontaram que a concepção de contextualização mais usual foi a de “exemplificação de fatos de do cotidiano”. Na segunda etapa, analisouse a utilização de experimentos ilustrativos x investigativos, utilizados como prática pedagógica e com o objetivo de auxiliar e complementar o ensino de química no
ensino médio. Os experimentos foram realizados com indicadores naturais de pH e aplicados a alunos de uma escola da rede pública do estado do Rio de Janeiro. Os alunos responderam a uma diagnose e realizaram os experimentos; e, por fim, responderam ao questionário, a fim de verificar as ideias e opiniões sobre a utilização de experimentos durante as aulas. Com o resultado da análise dos artigos, com a realização dos experimentos e com as respostas do questionário foi possível concluir
que a inserção de experimentos investigativos contextualizados nas aulas de química são de grande contribuição para a relação ensino-aprendizagem dos alunos
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
GAMA, Felipe Diniz de Araújo. Experimentação contextualizada como estratégia didática para o ensino de química. Niterói, 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Curso de Licenciatura em Química - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.Subject(s)
Ensino de químicaEnsino de ciência
Prática pedagógica
Ensino de química
Ensino da ciência
Prática pedagógica
Chemistry teaching
Science teaching
Pedagogic practice
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: