Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/605
Title: Expectativas e experiências em cruzeiros marítimos: um estudo sobre consumidores brasileiros
Authors: Falcon, Natália Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor: Mayer, Verônica Feder
metadata.dc.contributor.members: Dantas, José Carlos de Souza
Edra, Fátima Priscila Morela
Issue Date: 8-Jun-2015
Abstract: O segmento de cruzeiros marítimos vem crescendo significativamente no mundo e também no Brasil. As temporadas de cruzeiro no Brasil estão recebendo cada vez mais turistas, o que movimenta a economia de diversas localidades. Analisando as motivações de compra do consumidor, esta pesquisa tem como objetivo mensurar as expectativas e experiências dos passageiros do navio MSC Orchestra na temporada 2012/2013, na cidade do Rio de Janeiro. Por mais que este tema seja de grande valor dentro da atividade turística no Brasil, ainda são considerados poucos os estudos nesta área, portanto, o presente trabalho busca entender o cenário atual desta atividade a partir dos questionários aplicados no porto do Rio de Janeiro. Sendo assim, foram aplicados trezentos questionários para passageiros brasileiros entre os meses de dezembro de 2012 e março de 2013. Os resultados afirmam que os passageiros tinham alto nível de expectativa com relação a viagem e obtiveram alto nível de experiência, desta forma, para este grupo de passageiros a viagem de cruzeiro foi altamente satisfatória.
metadata.dc.description.abstractother: The cruise segment has grown significantly in the world and also in Brazil . The cruise seasons in Brazil are getting more and more tourists , which moves the economy from different locations . Analyzing consumer buying motivations , this research aims to measure the expectations and experiences of the passengers of the MSC Orchestra in the season 2012/2013 , in the city of Rio de Janeiro . As much as this topic is of great value in the tourist activity in Brazil , are still considered few studies in this area , therefore , this paper seeks to understand the current scenario of this activity for the questionnaires applied in the port of Rio de Janeiro . Thus , three hundred questionnaires were applied to Brazilian passengers between the months of December 2012 and March 2013. The results affirm that passengers had a high level of expectation of thier trip and had a high level of experience in this way , for this group of passengers on cruise trip was highly satisfactory.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/605
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
246 - Natalia Falcon.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.