OLHARES, XINGAMENTOS E AGRESSÕES FÍSICAS: A PRESENÇA E A (IN)VISIBILIDADE DE CONFLITOS REFERENTES ÀS RELAÇÕES DE GÊNERO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
escola pública
gênero
sociabilidade escolar
Sociologia
Violência de gênero
Administração de conflitos
conflicts administration
gender
public school
school sociability
Abstract
Tomando por objeto conflitos referentes às relações de gênero ocorridos
em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, pretende-se contrastar a visibilidade
da temática das relações de gênero na esfera pública com a invisibilidade que
tal temática adquire no cotidiano das escolas públicas. Observa-se que os confl itos
que ocorrem na escola são classifi cados como “problemas de disciplina”, sendo
muitas vezes associados a práticas de discriminação de gênero, que se manifestam
como parte constitutiva das sociabilidades escolares. A partir da descrição de dois
casos de confl itos de gênero, busca-se mostrar os agentes envolvidos, os discursos
mobilizados e a forma institucional pela qual foram administrados pela equipe
técnico-pedagógica da escola. Os dados apresentados derivam de uma pesquisa
realizada em diferentes escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, nas quais as
atividades escolares foram acompanhadas a partir de trabalho de campo e observação
participante.
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Document type
Artigo de periódicosPublisher
UFRGS
Note
26 páginasSource
MIRANDA, Ana Paula Mendes de; SILVA, B. M. E. . Olhares, xingamentos e agressões físicas: a presença e a (in)visibilidade de conflitos referentes às relações de gênero em escolas públicas do Rio de Janeiro. HORIZONTES ANTROPOLÓGICOS (UFRGS. IMPRESSO), v. 23, p. 177-202, 2017.Subject(s)
administração de conflitosescola pública
gênero
sociabilidade escolar
Sociologia
Violência de gênero
Administração de conflitos
conflicts administration
gender
public school
school sociability