• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • PROPPI - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
  • NEPEAC - Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Administração Institucional de Conflitos
  • NEPEAC - Artigos
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • PROPPI - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
  • NEPEAC - Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Administração Institucional de Conflitos
  • NEPEAC - Artigos
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
0104-7183-ha-23-49-00177.pdf (87.45Kb)

Sim
Collections
  • NEPEAC - Artigos

Statistics
Metadata
Show full item record
OLHARES, XINGAMENTOS E AGRESSÕES FÍSICAS: A PRESENÇA E A (IN)VISIBILIDADE DE CONFLITOS REFERENTES ÀS RELAÇÕES DE GÊNERO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
Miranda, Ana Paula Mendes de et al. | Posted on: 2017
Abstract
Tomando por objeto conflitos referentes às relações de gênero ocorridos em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, pretende-se contrastar a visibilidade da temática das relações de gênero na esfera pública com a invisibilidade que tal temática adquire no cotidiano das escolas públicas. Observa-se que os confl itos que ocorrem na escola são classifi cados como “problemas de disciplina”, sendo muitas vezes associados a práticas de discriminação de gênero, que se manifestam como parte constitutiva das sociabilidades escolares. A partir da descrição de dois casos de confl itos de gênero, busca-se mostrar os agentes envolvidos, os discursos mobilizados e a forma institucional pela qual foram administrados pela equipe técnico-pedagógica da escola. Os dados apresentados derivam de uma pesquisa realizada em diferentes escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, nas quais as atividades escolares foram acompanhadas a partir de trabalho de campo e observação participante.
[Texto sem Formatação]
Author
Miranda, Ana Paula Mendes de
Maia, Bóris
Document type
Artigo de periódicos
Publisher
UFRGS
Note
26 páginas
Source
MIRANDA, Ana Paula Mendes de; SILVA, B. M. E. . Olhares, xingamentos e agressões físicas: a presença e a (in)visibilidade de conflitos referentes às relações de gênero em escolas públicas do Rio de Janeiro. HORIZONTES ANTROPOLÓGICOS (UFRGS. IMPRESSO), v. 23, p. 177-202, 2017.
Subject(s)
administração de conflitos
escola pública
gênero
sociabilidade escolar
Sociologia
Violência de gênero
Administração de conflitos
conflicts administration
gender
public school
school sociability
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6094
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram