ENSINAR RELIGIÃO OU FALAR DE RELIGIÃO? CONTROVÉRSIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
Escola pública
Administração de conflitos
Administração de conflitos
Religião
Religious teaching
Public school
Management of conflicts
Abstract
Este artigo apresenta resultados de pesquisas sobre formas de administração institucional de conflitos
observados nos espaços públicos do Rio de Janeiro, em decorrência de expressão de diferenças identitárias.
Pretende-se discutir como a religião é, ao mesmo tempo, legitimada e deslegitimada na escola. Temos como
hipótese que a obrigatoriedade legal de se oferecer, no ensino público, a disciplina de “ensino religioso”
evidenciou que os estudantes não a consideram um tema relevante para ser objeto de uma disciplina. No
entanto, essa resistência não pode ser considerada uma concepção laica da educação, na medida em que os
alunos assumem discursos religiosos para se contrapor a conteúdos consagrados de outras disciplinas.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Artigo de periódicosPublisher
UERJ
Source
MIRANDA, A. P. M.; SILVA, B. M. E. . Ensinar religião ou falar de religião? controvérsias em escolas públicas do Rio de Janeiro. Revista Teias (UERJ. Online), v. 14, p. 80-97, 2014.Subject(s)
Ensino religiosoEscola pública
Administração de conflitos
Administração de conflitos
Religião
Religious teaching
Public school
Management of conflicts
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: