Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6099
Title: Ensinar religião ou falar de religião? Controvérsias em escolas públicas do Rio de Janeiro
Authors: Miranda, Ana Paula Mendes de
Máia, Bóris
Issue Date: 2014
Publisher: UERJ
Citation: MIRANDA, A. P. M.; SILVA, B. M. E. . Ensinar religião ou falar de religião? controvérsias em escolas públicas do Rio de Janeiro. Revista Teias (UERJ. Online), v. 14, p. 80-97, 2014.
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Teias. Rio de Janeiro, UERJ, 2014
Abstract: Este artigo apresenta resultados de pesquisas sobre formas de administração institucional de conflitos observados nos espaços públicos do Rio de Janeiro, em decorrência de expressão de diferenças identitárias. Pretende-se discutir como a religião é, ao mesmo tempo, legitimada e deslegitimada na escola. Temos como hipótese que a obrigatoriedade legal de se oferecer, no ensino público, a disciplina de “ensino religioso” evidenciou que os estudantes não a consideram um tema relevante para ser objeto de uma disciplina. No entanto, essa resistência não pode ser considerada uma concepção laica da educação, na medida em que os alunos assumem discursos religiosos para se contrapor a conteúdos consagrados de outras disciplinas.
metadata.dc.description.abstractother: This article presents results of researches on forms of institutional management of conflicts observed in public spaces of Rio de Janeiro due to expression of identity differences. It is intended to discuss how religion is at the same time both legitimized and delegitimized at school. We argue that the legal obligation to provide the "religious teaching" in public education showed that students do not consider it to be a relevant matter for a subject. However, this resistance cannot be considered a secular conception of education, to the extent that students take religious discourses to contest topics from other subject`s curriculum.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6099
Appears in Collections:NEPEAC - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24385-77238-1-PB.pdf334.4 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons