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Title: A dupla face do souvenir: memória e consumo: os produtos Disney para o consumidor brasileiro
Authors: Torres, Isabela Seixas
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Lúcia Oliveira da Silveira
metadata.dc.contributor.members: Fonseca Filho, Ari da Silva
Sacramento, Isabella Chinelato
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O consumo em uma destinação turística está, em boa parte, relacionado às memórias que o destino proporciona para o visitante. O objetivo desse trabalho é saber se o consumo dos produtos no destino turístico Orlando está relacionado unicamente a vontade de consumir ou se é influenciado pelas memórias daquilo que é vivenciado no local. A metodologia utilizada foi a aplicação de formulários através do site qualtrics.com, divulgado no site de relacionamentos Facebook. Através do estudo da interação entre os objetos disponíveis para aquisição no destino “Disney” e a memória formada pelo visitante acerca dessa viagem, obtém-se resultados que demonstram que o objeto adquirido no destino turístico permite que o turista prolongue a experiência vivida e a propague através da distribuição de souvenirs para seus familiares e amigos, bem como agregue valor a determinado produto por meio da ligação que o turista faz entre o artefato adquirido e o momento vivido no local. A pesquisa demonstrou que a busca pelo destino estudado é caracterizado pela materialização das lembranças da infância de determinada pessoa e que a memória é de total importância na constituição da imagem desse destino.
metadata.dc.description.abstractother: The consumption in a touristic destination is, in most part, related to the memories that the destination proposes to the visitor. This work´s goal is to know if the product consumption at touristic destination Orlando is related exclusively to the will of consumption or if it is influenced by memories of what is lived at the place. The methodology used was the application of form developed at qualtrics.com and released at Facebook. Through the study of interaction between available products for tourist acquisition at Disney destiny and the memory created by visitor about this trip, the results obtained show that the object acquired allows tourist to extend the lived experience and diffuse the same experience through the distribution of souvenirs to their families and friends, as well as adding value to determined product through the connection that the tourist made between the artefact acquired e the moment lived at the place. Research shows that it is possible to understand that the search for the studied destiny is characterized by the materialization of memories from childhood of some person and it is possible to note that the memory is the target of major importance to the constitution of this destiny image.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/612
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