Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6146
Title: Impactos da carência afetiva no desenvolvimento escolar: depressão infantil na sala de aula
Authors: Luiz, Angela Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Jacqueline de Sousa
Issue Date: 2017
Abstract: O presente estudo trata dos prejuízos que a carência afetiva é capaz de causar ao desenvolvimento infantil, mantendo o seu foco principal na ocorrência da depressão durante a infância e como o professor pode lidar com essa situação em sala de aula. Assim o objetivo geral do presente estudo buscou analisar os impactos causados pela carência afetiva no processo de aprendizagem principalmente quando as crianças são acometidas um quadro depressivo investigando ainda como o professor pode contribuir para minimizar os danos que essa doença pode causar ao processo de aprendizagem. Conclusivamente a pesquisa verificou que o objetivo proposto foi alcançado ao constatar que a afetividade encontra-se diretamente relacionada com o desenvolvimento infantil sendo o pilar de todo esse processo, de modo que a carência afetiva ainda na infância é capaz de comprometer todo o desenvolvimento acadêmico, social e emocional desta e que nos casos mais graves em que o aluno é acometido por um quadro de depressão o professor pode atuar orientado por uma equipe multidisciplinar, intervindo através de recursos lúdicos no intuito de garantir a aprendizagem desse aluno e minimizar os prejuízos causados pela depressão
metadata.dc.description.abstractother: The present study deals with the losses that the affective deficiency is capable of causing to the child development, maintaining its main focus on the occurrence of depression during childhood and how the teacher can deal with this situation in the classroom. Thus, the general objective of the present study sought to analyze the impacts caused by the affective deficiency in the learning process, especially when the children are depressed, investigating how the teacher can contribute to minimize the damages that this disease can cause to the learning process. Conclusively, the research found that the proposed goal was achieved by noting that affectivity is directly related to child development being the pillar of this whole process, so that the affective deficiency still in childhood is capable of compromising all academic development, Social and emotional development and that in the most severe cases in which the student is affected by a depression, the teacher can act guided by a multidisciplinary team, intervening through playful resources in order to guarantee the student's learning and minimize the damages caused by depression
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6146
Appears in Collections:PCP - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Angela Ribeiro.pdf278.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.