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Title: O comportamento do consumidor da cidade de Volta Redonda frente às empresas socialmente responsáveis
Authors: Oliveira, Erica de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Fabrícia de Farias da
metadata.dc.contributor.members: Pereira, Rodrigo Carlos Marques
Abegão, Luis Henrique
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Oliveira, Erica de Almeida. O comportamento do consumidor da cidade de Volta Redonda frente às empresas socialmente responsáveis. 2009. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2009.
Abstract: No contexto brasileiro, observa-se crescente interesse das empresas quanto a assumir postura de responsabilidade social corporativa. Neste sentido, o entendimento do comportamento do consumidor, desde o que pensa sobre o assunto até que influência este exerce sobre suas decisões de compra, é de grande valia para decisões estratégicas de marketing. O objetivo deste estudo é verificar o conhecimento dos consumidores de Volta Redonda quanto à postura de responsabilidade social das empresas e verificar também se a propaganda de empresas socialmente responsáveis tem incentivado um consumo mais consciente. Foi realizada uma pesquisa de campo e bibliográfica, visando estabelecer relação entre os estudos existentes sobre o assunto e o resultado da atual pesquisa aplicada. Os resultados encontrados apontam a uma ineficiência na comunicação utilizada pelas empresas sobre suas atitudes sociais, visto o reduzido número de consumidores que tem acesso a esse tipo de informação.
metadata.dc.description.abstractother: In the Brazilian context there is growing interest of companies to take stance on corporate social responsibility. In this sense, an understanding of consumer behavior, since what they think about it until the influence it has on their buying decisions it's great value to strategic marketing decisions. The objective of this study is to examine consumer's knowledge of the Volta Redonda on the position of corporate social responsibility and also check if the advertising of socially responsible companies has encouraged a more conscious consumption. It performed a field survey and literature, to establish the relationship between the existing studies on the subject and the result of current applied research. The results found point to inefficiency in the communication used by companies about their social attitudes, since the small number of consumers who have access to such information.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6159
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