Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6165
Title: Narrativas de um professor de física: encontros com Paulo Freire e estudantes da educação de jovens e adultos
Authors: Oliveira, Alessandro Moreth
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Luiza Rodrigues de
metadata.dc.contributor.members: Meirelles, Beatriz Brandão
Latini, Rose Mary
Santos, Maria Bernadete Pinto dos
Issue Date: 18-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: OLIVEIRA, Alessandro Moreth. Narrativas de um professor de física: encontros com Paulo Freire e estudantes da educação de jovens e adultos. Niterói, 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da natureza) - Instituto de Química, Niterói, 2017. 86 f.
Abstract: Este trabalho é o relato de um diálogo estabelecido entre um professor da disciplina de Física da Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA) e o método desenvolvido pelo patrono da educação brasileira Paulo Freire. Procuramos resgatar os aportes sobre Educação, constituídos por Freire, para tratar do ensino de física numa turma de NEJA de uma escola do município de Niterói. A finalidade foi desenvolver uma metodologia em que a historicidade afirme possibilidades para a aprendizagem em ciências, com o objetivo de elaborar, desenvolver e analisar uma metodologia, embasada nos princípios da pedagogia freiriana, para o ensino de Física para alunos de uma turma de NEJA, objetivando uma aprendizagem mais dialógica. Para tanto, estudamos duas obras importantes Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Esperança. A pesquisa desenvolvida foi do tipo participante e foi possível entender, segundo a pedagogia freiriana, como se dá a relação das concepções cotidianas com as concepções científicas; questão fundamental para o ensino das ciências. O produto final é a apresentação de uma proposta metodológica freiriana para o ensino de física na NEJA. Para tanto, a obra de referência foi Educação Como Prática da Liberdade.
metadata.dc.description.abstractother: This work is the report of a dialogue established between a professor of the discipline of Physics of the New Education of Youths and Adults (NEJA) and the method developed by the Brazilian education patron Paulo Freire. We seek to recover the contributions on Education, constituted by Freire, to deal with the teaching of physics in a NEJA class of a school in the city of Niterói. The purpose was to develop a methodology in which historicity affirms possibilities for learning in sciences, with the objective of elaborating, developing and analyzing a methodology, based on the principles of Freire pedagogy, for the teaching of Physics for students of a NEJA, aiming at a more dialogic learning. For this, we studied two important works Pedagogy of the Oppressed and Pedagogy of Hope. The research developed was of the participant type and it was possible to understand, according to Freirian pedagogy, how the relationship between daily conceptions and scientific conceptions occurs; fundamental question for the teaching of science. The final product is the presentation of a Freiriana methodological proposal for the teaching of physics in NEJA. For that, the reference work was Education as a Practice of Freedom.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6165
Appears in Collections:PPECN - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Alessandro Moreth.pdfDissertação883.46 kBAdobe PDFView/Open
Produto Alessandro Moreth.pdfProduto196.28 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons