Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6170
Title: Excelência, estratégia e escola: uma aproximação através do estudo de caso do CIEP 291 - Dom Martinho Schlude
Authors: Morais, Glauber da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Carlos José Vieira
metadata.dc.contributor.members: Pereira, Rodrigo Carlos Marques
Lobianco, Terezinha Maria Folhadela Benevides
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente trabalho discute as possibilidades de aproximar a gestão escolar dos temas excelência e estratégia, amplamente observados na literatura gerencial, utilizando-se, como ponto de convergência, o Prêmio de Referência em Gestão Escolar (PRGE), que se toma relevante, diante da necessidade de desenvolvimento gerencial dos estabelecimentos de ensino. Optou-se pelo cotejamento entre a teoria e a prática através do estudo de caso do CIEP 291- Dom Martinho Schlude vencedor do PRGE no estado do Rio de Janeiro no ano de 2009. Assim buscou-se contextualizar o PRGE dentro das abordagens contemporâneas de gestão considerando-se que este se baseia na concepção de gestão democrática da escola, relacionada a uma visão mais sistêmica da escola, onde se considera a importância do envolvimento da comunidade em suas decisões. Destarte, observa-se a possibilidade de utilização do PRGE como um modelo estratégico de gestão e depreendem-se importantes considerações, que poderão contribuir para o desenvolvimento da prática e da teoria na gestão de escolas públicas.
metadata.dc.description.abstractother: This study discusses the possibilities of an approaching between school management, excellence and strategy. Using as focal point the Brazilian prize, Prêmio de Referência em Gestão Escolar (PRGE) and its model of self-assessment of schools, what is relevant, given their management improvement need. Through the mutual comparison between the theory and practice by a case study at CIEP 291 - Dom Martinho Schlude, located in Pinheiral, which was the winner ofPRGE prize in the state ofRio de Janeiro in 2009. Noting that PRGE is based on the design of democratic school management, that can be understood in the contemporary approaches to management context, considering the importance of involving the community in the direction of the school. Finally, observes the possibiIity of using the PRGE as a modeI of strategic management and from this particular case, appears important considerations that may contribute to the development of theory and practice in the management of public schools.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6170
Appears in Collections:VGD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009-Administração-Glauber da Silva Morais.pdf60.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons