Metadata
Show full item record
PETRÓLEO COMO TEMA PROBLEMATIZADOR NO ENSINO DE QUÍMICA USANDO ABORDAGEM CTSA
Química orgânica
Hidrocarbonetos
Perspectiva CTSA
Petróleo
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Didática
Petróleo
Ciência e tecnologia
Didactic sequence
Organic chemistry
Hydrocarbons
STSE perspective
Petroleum
Mendonça, Caroline Stephanee Mattos | Posted on:
2016
Abstract
Levando-se em consideração a busca pela formação do cidadão crítico, reflexivo e participativo, capaz de usar seu conhecimento para discernir sobre o que é melhor para a sociedade, e a busca por novas metodologias que provoquem e estimulem o ensino e aprendizagem de química no ensino médio, elaborou-se uma sequencia didática para melhorar a compreensão da química dos compostos orgânicos mais simples: os hidrocarbonetos. Sendo assim, a autora deste trabalho escolheu o petróleo como tema gerador, buscando realizar de forma contextualizada e interdisciplinar o ensino de química na perspectiva CTSA, utilizando o vídeo “A história contemporânea da química através do petróleo - parte I” para apresentar o tema. Em seguida, foi aplicado um questionário com questões, adaptadas de vestibulares, e um trabalho com temas problematizadores relacionados ao petróleo, visando uma aprendizagem crítico-reflexiva. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios tanto para os alunos, pois foram estimulados a desenvolver um maior senso crítico frente às questões abordadas aprofundando seus conhecimentos, quanto para a licencianda que pôde aumentar seu conhecimento teórico e prático, desenvolvendo e planejando atividades de ensino que contemplam a construção do conhecimento crítico dos alunos a respeito da importância do tema no mundo atual
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
MENDONÇA, Caroline Stephanee Mattos. Petróleo como tema problematizador no ensino de química usando abordagem CTSA. Niterói, 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.Subject(s)
Sequência didáticaQuímica orgânica
Hidrocarbonetos
Perspectiva CTSA
Petróleo
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Didática
Petróleo
Ciência e tecnologia
Didactic sequence
Organic chemistry
Hydrocarbons
STSE perspective
Petroleum
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: