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Title: Responsabilidade ambiental como fator estratégico das organizações
Authors: Pereira, Lívia Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Clarissa Maria Beatriz Peixoto Brandão Rodrigues de
metadata.dc.contributor.members: Real, Marcia Valle
Faria, Ana Maria Rocha
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Pereira, Lívia Rodrigues. Responsabilidade ambiental como fator estratégico das organizações. 2008. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2008.
Abstract: Atualmente, as questões relacionadas ao meio ambiente, principalmente a sua degradação desenfreada, têm preocupado ou mesmo feito parte da vida de todos os indivíduos, independente de idade, nacionalidade, escolaridade ou poder aquisitivo. As empresas se deram conta de que os recursos são escassos, e mesmo aqueles recursos ditos infinitos não estarão sempre disponíveis devido ao consumo irresponsável. Além disso, a crescente preocupação com o meio ambiente por parte da comunidade científica, ONGs, investidores, sociedade etc., contribuíram para a criação de leis ambientais e pressões para que as organizações agredissem menos o planeta. Dessa maneira, para as organizações sobreviverem no mercado é necessário sua adequação as questões ambientais, assim como ocorreu com o desenvolvimento da qualidade total, que passou a ser norma de mercado e regra para toda empresa. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a incorporação de práticas ambientalmente responsáveis pode se tomar uma oportunidade para a empresa que as adota. Serão analisados cinco balanços sociais da Petrobras, de 2003 a 2007, com o objetivo de demonstrar as ações de responsabilidade ambiental incorporadas no seu Plano Estratégico.
metadata.dc.description.abstractother: At present. the issues relating to environment, especiaJly to their degradation unbridled, have been worrying or even been part of life for alI individuaIs, regardless of age, nationality, education or purchasing power. Companies realized that resources are scarce, and even those resources called infinite will not be always available due to irresponsible consumption. Moreover, the growing concem about the environrnent by the scientific community, NGOs, investors, etc. society., contributed to the creation of environmental laws and pressure for organizations attackeed unless the planet. Thus,the organizations, to survive in the market, need to fit the environrnental issues, as occurred with the development of total quality, which has become the market standard and role for every company. This paper aims to demonstcate how the incorporation of envuonmentally responsible practices can become an opportunity for the company that adopt it. Five of social balances sheets of Petrobras are going to be examined, from 2003 to 2007, aiming to demonstra te the actions of environrnental liability incorporated in its Strategic Plan.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6186
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