Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6188
Title: O processo de administração estratégica avaliado sob a perspectiva do Balanced Scorecard: um estudo de caso de uma instituição hospitalar privada de Volta Redonda
Authors: Lemos, Mônica Nogueira
metadata.dc.contributor.advisor: Thielmann, Ricardo
metadata.dc.contributor.members: Oliveira, Murilo Alvarenga
Pereira, Rodrigo Carlos Marques
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Lemos, Mônica Nogueira. O processo de administração estratégica avaliado sob a perspectiva do Balanced Scorecard: um estudo de caso de uma instituição hospitalar privada de Volta Redonda. 2009. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2009.
Abstract: Devido a complexidade acerca da gestão nos dias de hoje e da busca constante por modelos de gestão que abranjam todos os aspectos que impactam nos resultados das empresas, o presente trabalho teve como intuito contribuir para uma análise mais profunda acerca do processo de planejamento estratégico utilizando-se do Balanced Scorecard como parâmetro de análise e controle do mesmo, e dentro desse contexto, ressaltar a importância das pessoas dentro deste processo. Para tal utilizou-se de uma pesquisa exploratória aplicada, envolvendo dados qualitativos e quantitativos, os quais foram contextualizados por meio de um estudo de caso e um levantamento de dados por meio de uma pesquisa aplicada aos colaboradores de um hospital privado situado na cidade de Volta Redonda. Concluiu-se, portanto, por meio dos dados coletados na entrevista e no levantamento dos dados da pesquisa, que embora o hospital siga em grande parte o que a teoria aborda acerca do processo de planejamento estratégico, alguns aspectos devem ser mais trabalhados pela instituição. Foram identificadas diversas lacunas no que se refere a forma como a instituição compromete e desenvolve seus colaboradores a fim de direcioná-los ao alcance dos objetivos organizacionais definidos no planejamento estratégico. Como o resultado da pesquisa apontou os colaboradores não enxergam essa preocupação na gestão do hospital, ponto este que talvez seja a maior causa dos índices de turn-over e rotatividade, impactando significativamente nas demais perspectivas do BSC, uma vez que as pessoas configuram como a base deste sistema de gestão. Tendo em vista este resultado, identificou-se a oportunidade de desenvolver estudos específicos no que tange a perspectiva pessoas dentro do BSC, buscando identificar a melhor forma de mensurar tais indicadores, uma vez que esta envolve aspectos intangíveis e de difícil mensuração. Pode-se apresentar ainda como proposição para estudos posteriores a questão de como o BSC é visto pelas organizações, uma vez que muitas definições podem ser atribuídas ao mesmo, impactando na forma como o BSC é implementado e nos seus resultados.
metadata.dc.description.abstractother: Due to the complexity of the managemenl about these days and the constant search for management models that cover alI aspects that impact on business performance, the present study was aimed to contribute to a deeper analysis about the strategic planning process using the Balanced Scorecard as a parameter of analysis and control of it, and within that context, emphasize the importance of people in this processo To this end we used an exploratory research applied, involving qualitative and quantitative data, which were contextualized by a case study and a survey of data through a survey applied to employees of a priva te hospital in the city of Volta Redonda. We conclude, therefore, using data collected in the interview and survey data, that although the hospital largely follow the approach that the theory about the strategic planning process, some aspecls need to be further worked oul by the institution. We identified several weaknesses with regard to how the institution undertakes and develops its employees to direct them to achieve the organization goals set in strategic planning. As the result of the survey showed employees do not see this concern in the management of the hospital, this point is perhaps the major cause of the indices of platelet and turnover, significantly impacting the other BSC perspectives, as the people set up as basis of this management system. Given this result, we identified the opportunity to develop specific studies with respect to prospect people within the BSC in order to identify the best way to measure these indicators, since it involves intangible and difficult to measure. You can also submit as a proposition for further study the question of how the BSC is seen by the organizations, since many settings can be assigned to it impacting the way the BSC is implemented and its results.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6188
Appears in Collections:VGD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009-Administração-Monica Nogueira Lemos.pdf94.82 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons