GUIA DE MONTAGEM DE MAQUETES TÁTEIS PARA O AUXÍLIO DO ENSINO DE FÍSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Ensino inclusivo
Ensino de física
Física
Maquetes táteis
Ensino inclusivo
Ensino de física
Física
Tactile mockups
Inclusive teaching
Teaching of physics
Physics
Martins, Daianne Quintanilha | Posted on:
2017
Abstract
A educação inclusiva é um tema que ainda precisa muito ser debatido, seja no Brasil, seja no mundo, pois é através dela que conseguiremos garantir o direito à educação para todos de forma igualitária. Esta monografia utiliza de análises bibliográficas de artigos e trabalhos para discutir a situação atual da educação inclusiva no país, seus desafios e métodos de ensino de Física para pessoas com deficiência visual. Dentre esses métodos, demos um enfoque no uso de maquetes táteis e, para isso, criamos um guia de montagem das mesmas, onde encontra-se sugestões de como produzi-las. Também mostramos alguns exemplos de maquetes táteis utilizadas para o ensino de Física para pessoas com deficiência visual e explicamos como elas foram feitas e em que contextos podem ser usadas. As maquetes táteis foram testadas por voluntários para que sua eficiência fosse confirmada
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Martins, Daianne Quintanilha. Guia de montagens de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.Subject(s)
Maquetes táteisEnsino inclusivo
Ensino de física
Física
Maquetes táteis
Ensino inclusivo
Ensino de física
Física
Tactile mockups
Inclusive teaching
Teaching of physics
Physics
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: