Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6212
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPlanas, Susana Alicia-
dc.contributor.authorMartins, Daianne Quintanilha-
dc.date.accessioned2018-04-11T19:12:49Z-
dc.date.available2018-04-11T19:12:49Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMartins, Daianne Quintanilha.Guia de montagens de maquetes táteis para o auxílio do ensino de Física para pessoas com deficiência visual. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6212-
dc.description.abstractA educação inclusiva é um tema que ainda precisa muito ser debatido, seja no Brasil, seja no mundo, pois é através dela que conseguiremos garantir o direito à educação para todos de forma igualitária. Esta monografia utiliza de análises bibliográficas de artigos e trabalhos para discutir a situação atual da educação inclusiva no país, seus desafios e métodos de ensino de Física para pessoas com deficiência visual. Dentre esses métodos, demos um enfoque no uso de maquetes táteis e, para isso, criamos um guia de montagem das mesmas, onde encontra-se sugestões de como produzi-las. Também mostramos alguns exemplos de maquetes táteis utilizadas para o ensino de Física para pessoas com deficiência visual e explicamos como elas foram feitas e em que contextos podem ser usadas. As maquetes táteis foram testadas por voluntários para que sua eficiência fosse confirmada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Coordenação de Graduação Física (ggf@vm.uff.br) on 2018-04-04T17:30:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Daianne Quintanilha Martins.pdf: 959989 bytes, checksum: 22a455eeec69387c067d95fd46d4edea (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca do Instituto de Física (bif@ndc.uff.br) on 2018-04-11T19:12:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Daianne Quintanilha Martins.pdf: 959989 bytes, checksum: 22a455eeec69387c067d95fd46d4edea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-11T19:12:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Daianne Quintanilha Martins.pdf: 959989 bytes, checksum: 22a455eeec69387c067d95fd46d4edea (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rightsOpen accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleGuia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do Ensino de Física para pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordMaquetes táteispt_BR
dc.subject.keywordEnsino inclusivopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordFísicapt_BR
dc.contributor.membersPlanas, Susana Alicia-
dc.contributor.membersMansur, Newton Luiz Pires-
dc.contributor.membersCarneiro, Lindolff Thadeu-
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal Fluminense. Instituto de Física. Departamento de Física. Niterói, RJpt_BR
dc.subject.descriptorMaquetes táteispt_BR
dc.subject.descriptorEnsino inclusivopt_BR
dc.subject.descriptorEnsino de físicapt_BR
dc.subject.descriptorFísicapt_BR
dc.subject.descriptorProdução intelectualpt_BR
dc.subject.keywordotherTactile mockupspt_BR
dc.subject.keywordotherInclusive teachingpt_BR
dc.subject.keywordotherTeaching of physicspt_BR
dc.subject.keywordotherPhysicspt_BR
dc.description.abstractotherThe inclusive education is a subject that still has to be discussed a lot in Brazil and in the rest of the world, because it is through it that we will manage to guarantee everyone equal access to education. This monography performs analysis of articles and works to discuss the current situation of inclusive education in the country, its challenges and methods to teach Physics to the visually impaired. Among these methods, we focused in the use of tactile mockups and, for that, we created a guide of their assemblance, where one finds instructions of how to build them. We also showed some examples of tactile mockups used for the teaching of Physics to the visually impaired and explained how they were built and in what contexts they could be used. The tactile mockups were tested by volunteers to assure that they indeed work.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.date2018-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoFísicapt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daianne Quintanilha Martins.pdf937.49 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons